Milionário mercado da TV por assinatura: Sky na Inglaterra é vendida por mais de R$ 100 bilhões
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A novela acabou. Na última sexta-feira (21), a Fox e a
Comcast disputaram um leilão no sábado (22) para ver quem daria o lance mais
alto pela compra da emissora de televisão por assinatura britânica Sky. A
vitória foi da operadora de TV a cabo americana Comcast.
Segundo o site britânico SportsPro Media, como já era
previsto, o leilão teve três rodadas. No final, a Comcast ofereceu £ 17,28 por
ação da Sky, o que avalia a compra em £ 30,6 bilhões (cerca de R$ 146 bilhões
de reais) pelo capital totalmente diluído da emissora sediada no Reino Unido.
“Este é um ótimo dia para a Comcast. A Sky é uma empresa
maravilhosa, com uma excelente plataforma, uma enorme marca e uma equipe de
gerenciamento talentosa. Esta aquisição nos permitirá aumentar de maneira
rápida, eficiente e significativa nossa base de clientes e expandir
internacionalmente. Não poderíamos estar mais empolgados com as oportunidades à
nossa frente. Agora, incentivamos os acionistas da Sky a aceitar nossa oferta,
que esperamos concluir antes do final de outubro”, declarou Brian L. Roberts,
presidente e CEO da Comcast.
A novela que finalmente chegou ao fim teve início em dezembro
de 2016. À época, a Fox, do magnata Rupert Murdoch, fez uma oferta inicial de £
10,75 por ação para comprar todas as ações da Sky que a Fox ainda não possuía.
Murdoch já possuía uma participação de 39% na empresa e já havia tentado
assumir o controle da Sky em sua totalidade em 2011.
Quando o mercado achava que a compra era questão de tempo,
surgiu a Comcast, que elevou as apostas, oferecendo £ 12,50 por ação.
De lá para cá, a Fox aumentou novamente sua oferta para o
Reino Unido para £ 14 por ação, e foi novamente batida pela proposta de £ 14,75
da concorrente.
Em julho deste ano, a Fox chegou a fazer uma oferta de US$
32,5 bilhões. A Comcast, no entanto, bateu o pé e, horas depois, apresentou uma
oferta de US$ 34 bilhões. Naquele momento, a operadora de TV a cabo americana
já havia anunciado que desistira de comprar justamente parte da Fox em um duelo
com a Disney. O motivo dado era exatamente focar os esforços para ganhar a
briga com a própria Fox pela Sky.
A questão da compra de parte da Fox pela Disney, aliás, é que
acabou tornando a situação toda tão complexa que definiu-se pelo leilão para
que se resolvesse o cenário que envolvia a compra da Sky. Como não poderia ser
diferente, como compradora de parte da Fox, a Disney era a favor que a própria
Fox adquirisse a Sky.
Vale lembrar que a luta pela Sky foi parte de uma batalha
mais ampla travada na indústria global de entretenimento, com os gigantes da
mídia americana oferecendo dezenas de bilhões de dólares em acordos para
competir com empresas como Netflix e Amazon, que vêm crescendo exponencialmente
nos últimos anos.
O site britânico SportsPro Media definiu por diversas vezes a
Sky “como um dos prêmios mais cobiçados da indústria de mídia” pelas empresas
americanas que desejam expandir suas operações para a Europa. Isso porque, além
de vender serviços de banda larga e telefonia móvel, a Sky também é líder em TV
por assinatura no Reino Unido e outros mercados regionais, entre eles Alemanha
e Itália.
Com informações Portal Máquina do Esporte
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