Fato inédito! Para vencer Record, Globo suspende programa nacional em afiliada

Resultado de imagem para BRIGA GLOBO RECORD
Reprodução


O preço da tabela de inserções comerciais nas redes de TV tem como parâmetro a audiência nacional, determinado pelo desempenho nas principais capitais. Os números das pesquisas nestas cidades chamam a atenção do mercado publicitário para definir a distribuição de campanhas de seus clientes.

Na relação destas grandes cidades está Salvador. A capital baiana faz parte do Plano Nacional de Televisão. É uma cidade importante no PNT, sendo a quarta com maior peso na média final das emissoras no Brasil, perdendo apenas em importância para São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. E é justamente em Salvador que a Globo há algum tempo vem sofrendo derrotas.

O espaço dedicado ao jornalismo local vem tendo uma disputa acirrada. A TV Itapoan, emissora Praça (da própria Record) é quem vem tirando o sono da Globo de uma liderança nacional absoluta. Os conteúdos locais da Itapoan têm a preferência do público, que acaba não mexendo no controle e prosseguem dando audiência nas outras atrações nacionais da RecordTV.

A situação chegou a preocupar, quando a direção da Globo constatou na revelação dos números que a emissora da RecordTV não só liderava todos os horários locais, mas toda a faixa das 06h00 às 19h30 de segunda a sexta, o que também deixou a programação nacional da Globo em segundo lugar.

Se não faltava um caos maior, ele aconteceu. No horário de meio-dia, a afiliada da Globo, a TV Bahia chegou a despencar para o terceiro lugar, sendo passada pela TV Aratu/SBT.

Não deu mais para ficar só observando e a Globo começou a agir. Mandou para Salvador uma comitiva comandada pelo o diretor de Programação, Amauri Soares.  Acompanharam Amauri, Sérgio Valente, da Central Globo de Comunicação, e Rossana Fontenele, diretora de Recursos Humanos.

Eles se reuniram com diretores, dentre eles, Roberto Appel, que na época era responsável pelo jornalismo da TV Bahia. Foram discutidas quais mudanças poderiam ser feitas para melhorar o desempenho da audiência.

Depois da visita da comitiva global, a principal mudança aconteceu no comando do jornalismo. Roberto Appel depois de 15 anos foi afastado da direção geral de jornalismo da Rede Bahia que envolve mais cinco emissoras do Grupo no interior, que juntas com a capital formam a Rede Bahia, todas afiliadas da Globo.
Para o lugar de Appel foi contratado Eurico Meira que estava na NSC, grupo que controla as afiliadas da Rede Globo em Santa Catarina.

No pacote de mudanças de Eurico, a primeira foi mexer com o concorrente.
Considerada por uma grande legião de fãs nas redes sociais como a musa da televisão baiana, a jornalista Jéssica Senra que era âncora do noticiário da noite, o Bahia no AR da TV Itapoan foi contratada. Jéssica foi assumir a mesma função, mas no horário do almoço, o mais disputado da TV em Salvador. Ela foi comandar o Bahia Meio Dia.
Jéssica Senra vai apresentar mais cedo o Bahia Meio Dia / Foto: Divulgação/Rede Bahia


A mudança não foi de muito efeito e as intervenções da direção nacional de programação da Globo continuaram.
O programa “Encontro” de Fátima Bernardes chegou a terminar dez minutos antes só para Salvador. A estratégia era convocar o telespectador mais cedo para assistir as noticias locais da hora do almoço, e tentar tirar a audiência do Balanço Geral da TV Itapoan apresentado por José Eduardo.
Resultado de imagem para josé eduardobocao
José Eduardo comanda o Balanço Geral na TV Itapoan / Foto: Reprodução

O plano deu pouco resultado e a Globo decidiu que a ação tinha que ser mais ofensiva. E isto aconteceu de uma maneira inédita. Pela primeira vez um conteúdo nacional obrigatório foi cortado na Globo para ajudar a recuperar a audiência local de  uma emissora afiliada. A partir da segunda-feira (26), o programa “Bem Estar” deixa de ser exibido em Salvador, mas continua normal para o resto do país.

O motivo é para aumentar o tempo do telejornal "Bahia Meio Dia", que passa a entrar no ar às 11h30. Agora, depois de Ana Maria Braga, os soteropolitanos já ficam com o noticiário local..
Em Salvador, o "Bem Estar" não passava dos 3 pontos de audiência, ficando em terceiro, atrás da afiliada do SBT, a TV Aratu.


Por enquanto, a mudança é possível por causa do horário de verão. Para os estados que estão de fora da mudança, no caso a Bahia, a programação nacional tem defasagem de uma hora.




No entanto, a TV Bahia, conforme apurou o Portal NaTelinha, tem a intenção de estender essa grade após o fim do horário de verão, em fevereiro de 2019, mas só vai discutir o assunto mais para frente.

Da redação do Blog

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ABERTURA 5ª RODADA LIBERTADORES E SUL-AMERICANA COM BRASILEIROS EM CAMPO; TRANSMISSÕES AO VIVO TV E WEB (Terça,14/05/2024)

SÃO PAULO, FLUMINENSE E BOTAFOGO EM JOGOS DECISIVOS NA PENÚLTIMA RODADA DA FASE DE GRUPOS DA LIBERTADORES; TRANSMISSÕES AO VIVO TV E WEB (Quinta,16/05/2024)

SUPER DOMINGO ESPORTIVO; CONFIRA TRANSMISSÕES AO VIVO TV E WEB (12/05/2024)

LIBERTADORES COM FLAMENGO E PALMEIRAS EM CAMPO; TRANSMISSÕES AO VIVO TV E WEB (Quarta,15/05/2024)

NO SABADÃO ESPORTIVO TEM FLAMENGO X CORINTHIANS NA ABERTURA DA 6ª RODADA DO BRASILEIRÃO; TRANSMISSÕES AO VIVO TV E WEB (11/05/2024)