Patrocinador da Champions League pede mais TV aberta para competição
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Maior
patrocinador da Champions League, a Heineken voltou a "pressionar" a
Uefa publicamente para aumentar a exibição de jogos da competiçãoem TV aberta.
Em entrevista ao "SportBusiness", Hans Erik Tuijt, head de
patrocínios da cervejaria, disse que os patrocinadores precisam ser
"nutridos" com mais jogos para todos no torneio.
A crítica do
executivo não é novidade. Em 2017 ele já havia dito que os jogos em TV aberta
asseguram que a competição consiga manter-se popular para todos os torcedores
no mundo, mantendo seu apelo e sua atratividade para os patrocinadores.
Curiosamente,
a Uefa tem buscado cada vez menos a exposição em massa de sua competição,
privilegiando acordos que geram mais dinheiro e aumentem a distribuição
multiplataforma, mesmo que para isso, num primeiro momento, ela perca exposição
de mídia.
Na Europa, o
principal exemplo foi a venda, em 2016, para a então recém-criada plataforma
DAZN, que lançou o serviço de streaming no esporte com os direitos exclusivos
da Champions League para a Alemanha e a Áustria.
No Brasil, a
Uefa tirou este ano e pelo menos até 2021 a Champions League da TV aberta.
Graças ao acordo com Turner e Facebook, os jogos da competição gratuitos são
exibidos na rede social. As outras partidas estão na TV fechada através do
canal TNT, que chegou a dar 8 pontos de audiência na medição do Ibope nessas
semifinais da competição.
Apesar de
ser expressivo, o número apresentado pela emissora fechada está longe daquele
alcançado pela TV aberta. Na final do ano passado, entre Liverpool e Real
Madrid, a soma da audiência de Globo e Band deu 28 pontos no Ibope, recorde
absoluto na história da competição.
Para
compensar o "sumiço" do torneio, a Heineken criou uma emissora de TV
"própria", em que ela transmitirá em bares e pontos públicos
espalhados por Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro a decisão deste sábado (01)
entre Liverpool e Tottenham.
Com informações
Portal Máquina do Esporte
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