Clubes não abrem mão e querem jogar nas mesmas datas Copa Nordeste e Libertadores

Copa do Nordeste pagará premiação milionária ao campeão em 2019
Foto: Divulgação/CBF

O calendário do futebol brasileiro deve prever que clubes nordestinos participem da Copa dos Nordeste e da Libertadores ou Sul-Americana em datas sem o intervalo mínimo entre partidas. Para isso, as quatro equipes da região na Série A, Bahia, Ceará, Fortaleza e CSA, se comprometem a não jogar com o mesmo time as duas competições. A CBF ainda não confirmou se aceita essa proposta pois antes previa vetar a participação no Nordestão para os classificados aos campeonatos sul-americanos.

A confederação brasileira ainda não anunciou o calendário do futebol brasileiro. O documento está praticamente pronto, mas havia algumas pendências. Há previsão de datas coincidentes ou muitos próximos entre a Copa Nordeste e a pre-Libertadores e jogos da Sul-Americana.

Assim, os clubes poderiam ficar impedidos de disputar a Copa Nordeste porque o regulamento geral de competições da CBF diz que, como regra geral, não será permitido que times disputem partidas com intervalo menor do que 66 horas. O mesmo vale para atletas. O Bahia, que está 7o no Brasileiro e portanto briga por vaga na Libertadores, pediu que houvesse uma exceção para os times nordestinos disputarem as duas competições.

"A CBF estava vetando clubes que participassem da Sul-Americana e Libertadores que jogassem a Copa do Nordeste. Aí levei o compromisso nosso semana passada que, se houver choque de datas, a gente jogará com dois times diferentes. Foi o jeito que conseguiu para garantir a permanência na Copa do Nordeste. Eles aceitaram. Na sequência, os outros da Série A assinaram o mesmo documento", contou o presidente do Bahia, Guilherme Bellintani. O dirigente deu como certo que poderá atuar nas duas competições.

O presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, confirmou a articulação, mas entende que ainda não está fechado. "Assinamos o documento de que em caso de classificação, a gente iria conseguir conciliar", disse Paz. Segundo o dirigente do Fortaleza, não há obrigação de usar dois times, o compromisso é conciliar as competições e respeitar o limite de 66 horas.

Para conciliar, os times não poderiam usar os mesmos times em determinados jogos para não haver desrespeito ao regulamento de competições da CBF. Esse documento será enviado à confederação. Mas a CBF ainda não confirma que vai autorizar a disputa das duas competições em datas próximas. 

A informação na entidade é que não há nada definido neste sentido.
Paz argumenta que é importante a permanência na Copa do Nordeste mesmo se o seu time se classificar à Sul-Americana. "É uma competição com receita própria maior do que os Estaduais. Já tive garantia a vaga nas oitavas da Copa do Brasil  porque ganha no ano passado", disse o presidente do Fortaleza.

Já a diretoria do Bahia vê a Copa do Nordeste como importante para região. "A gente acredita no campeonato. É também uma postura política pela crença no futebol nordestino. Hoje estamos com competitividade nacional, mas o Nordeste é o nosso berço."
O sorteio da Copa do Nordeste foi feito nesta quinta-feira à noite com todos os clubes até porque ainda não se sabe quais estarão nas competições sul-americanos pois o Brasileiro não acabou.

Com informações Blog do Rodrigo Mattos/UOL Esporte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ABERTURA 5ª RODADA LIBERTADORES E SUL-AMERICANA COM BRASILEIROS EM CAMPO; TRANSMISSÕES AO VIVO TV E WEB (Terça,14/05/2024)

SUPER DOMINGO ESPORTIVO; CONFIRA TRANSMISSÕES AO VIVO TV E WEB (12/05/2024)

LIBERTADORES COM FLAMENGO E PALMEIRAS EM CAMPO; TRANSMISSÕES AO VIVO TV E WEB (Quarta,15/05/2024)

SÃO PAULO, FLUMINENSE E BOTAFOGO EM JOGOS DECISIVOS NA PENÚLTIMA RODADA DA FASE DE GRUPOS DA LIBERTADORES; TRANSMISSÕES AO VIVO TV E WEB (Quinta,16/05/2024)

NO SABADÃO ESPORTIVO TEM FLAMENGO X CORINTHIANS NA ABERTURA DA 6ª RODADA DO BRASILEIRÃO; TRANSMISSÕES AO VIVO TV E WEB (11/05/2024)