Manter Brasileirão com pontos corridos é a meta da CBF e clubes

Foto / Reprodução


Principal competição do calendário do futebol nacional, a preservação do Campeonato Brasileiro virou a principal prioridade da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e dos clubes. Uma reunião realizada na última sexta-feira (27) com times e entidade decidiu que os esforços serão para preservar a competição no formato de pontos corridos e duração de até oito meses. Isso, logicamente, se a partir do mês de maio o isolamento social começar a ser relaxado dentro do Brasil.

A decisão tomada na última sexta-feira (27) fez com que os principais clubes da Série A do Brasileirão começassem a replanejar sua rotina. O Santos já comunicou que o clube entrará em férias coletivas a partir desta quarta-feira (1°), com o retorno às atividades previsto apenas para o dia 20. Diversos outros clubes devem adotar a mesma postura. A ideia, assim, é poder estender o campeonato até o fim do ano.

No sábado (28), o presidente do Atlético Mineiro, Sérgio Sette Câmera, revelou em entrevista ao Fox Sports que houve uma discussão na última semana entre times da Série A e da Série B e o diretor de competições da confederação, Manoel Flores.

"Tudo indica que o Campeonato Brasileiro vai acontecer esse ano até o finalzinho de dezembro, mas ele vai acontecer com as 38 datas", afirmou o dirigente.
O Brasileirão mantém pontos corridos em turno e returno com 20 times desde a temporada de 2006 (entre 2003 e 2005, a competição já era por pontos corridos, mas com um número maior de times). A diferença estaria, então, apenas na recolocação de datas, com jogos até o fim do ano, período antes reservado às férias das equipes.

A preservação do torneio em pontos corridos garante aos clubes a manutenção da principal fonte de receita do futebol no país, que é a venda de direitos de transmissão do Brasileirão. Atualmente, os clubes faturam quase R$ 2 bilhões da venda dos direitos ao Grupo Globo e à Turner. As duas emissoras já haviam se manifestado de forma favorável à manutenção da fórmula de disputa da competição nacional.

A única mudança estaria nos bastidores. A CBF estuda com o Conselho Nacional de Clubes a possibilidade de ampliar a janela de transferência de jogadores por todo o campeonato, a fim de gerar um maior alívio nas finanças das equipes.

Ainda sem termos vivido o pico de contaminações com o coronavírus, o cenário ideal de começar o campeonato em maio se mantém, mas já há estudos sobre como remanejar datas, já que as competições internacionais de seleções estarão suspensas na América do Sul até setembro. Nesta terça-feira (31), os dirigentes realizarão uma nova conferência virtual para definir mais detalhes da temporada.

Com informações Portal Máquina do Esporte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ABERTURA 5ª RODADA LIBERTADORES E SUL-AMERICANA COM BRASILEIROS EM CAMPO; TRANSMISSÕES AO VIVO TV E WEB (Terça,14/05/2024)

SUPER DOMINGO ESPORTIVO; CONFIRA TRANSMISSÕES AO VIVO TV E WEB (12/05/2024)

LIBERTADORES COM FLAMENGO E PALMEIRAS EM CAMPO; TRANSMISSÕES AO VIVO TV E WEB (Quarta,15/05/2024)

SÃO PAULO, FLUMINENSE E BOTAFOGO EM JOGOS DECISIVOS NA PENÚLTIMA RODADA DA FASE DE GRUPOS DA LIBERTADORES; TRANSMISSÕES AO VIVO TV E WEB (Quinta,16/05/2024)

NO SABADÃO ESPORTIVO TEM FLAMENGO X CORINTHIANS NA ABERTURA DA 6ª RODADA DO BRASILEIRÃO; TRANSMISSÕES AO VIVO TV E WEB (11/05/2024)