Nada de cota menor: Clubes da Série A se unem à CBF contra a Globo

Foto/Reprodução

Após horas de reunião na tarde desta segunda-feira (27), os 20 clubes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiram se unir para tentar impedir o Grupo Globo de reduzir os pagamentos aos clubes referentes ao contrato de transmissão do torneio. No último domingo (26), a Globo enviou uma carta aos clubes propondo uma redução entre abril e junho no valor a ser pago referente à cota da TV aberta. Em julho, o pagamento voltaria ao normal. 

Segundo apurou o Portal Máquina do Esporte, a reunião foi marcada por uma revolta de boa parte dos dirigentes, que consideraram o pedido da Globo inconsequente, já que foi feito no domingo com um pedido de resposta até terça-feira. Os clubes decidiram se unir à CBF para debater o tema, já que a entidade também é quem negocia com o Grupo Globo os direitos de transmissão da Copa do Brasil, que também teve redução no pagamento das cotas, já que o campeonato está suspenso.

Após o encontro por videoconferência, decidiu-se que os presidentes Rodolfo Landim (Flamengo), Romildo Bolzan (Grêmio) e Mauricio Galiotte (Palmeiras) irão junto com um representante da CBF dialogar diretamente com a Globo.

A decisão inédita de reduzir a apenas três clubes o diálogo com a emissora tem relação direta, também, com o status financeiro de quem irá conversar. Flamengo, Grêmio e Palmeiras são os clubes com melhor saúde financeira do país atualmente. O caso será tratado diretamente pelos presidentes das três agremiações. A CBF também representará as equipes da Copa do Brasil.

Estrangulados financeiramente pela pausa do futebol, os clubes tinham na receita pelos direitos do Brasileirão a tábua de salvação neste período. Até março, o Grupo Globo pagou integralmente os cerca de R$ 2 milhões ao mês previstos em contrato. Agora, a proposta seria reduzir o valor, que já seria menor, para R$ 400 mil mensais de abril até junho. Os clubes tentarão reverter essa decisão.

A discussão com a Globo, porém, promete ser tensa. Recentemente, Flamengo e Palmeiras peitaram a emissora em negociações pelos direitos do Campeonato Carioca de 2020 e do Brasileirão 2019, respectivamente. O clube carioca, inclusive, acionou a emissora na Justiça por se sentir prejudicado em exposição na TV aberta durante o último Brasileirão, em que acabou campeão, mas teve a maioria das partidas exibidas pelo pay-per-view. Já o Palmeiras peitou a Globo em 2019 e chegou a ter cinco rodadas do Brasileirão sem transmissão de suas partidas pela emissora.

Com informações Portal Máquina do Esporte por Erich Beting

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ABERTURA 5ª RODADA LIBERTADORES E SUL-AMERICANA COM BRASILEIROS EM CAMPO; TRANSMISSÕES AO VIVO TV E WEB (Terça,14/05/2024)

SÃO PAULO, FLUMINENSE E BOTAFOGO EM JOGOS DECISIVOS NA PENÚLTIMA RODADA DA FASE DE GRUPOS DA LIBERTADORES; TRANSMISSÕES AO VIVO TV E WEB (Quinta,16/05/2024)

SUPER DOMINGO ESPORTIVO; CONFIRA TRANSMISSÕES AO VIVO TV E WEB (12/05/2024)

LIBERTADORES COM FLAMENGO E PALMEIRAS EM CAMPO; TRANSMISSÕES AO VIVO TV E WEB (Quarta,15/05/2024)

NO SABADÃO ESPORTIVO TEM FLAMENGO X CORINTHIANS NA ABERTURA DA 6ª RODADA DO BRASILEIRÃO; TRANSMISSÕES AO VIVO TV E WEB (11/05/2024)