Instagram reforça importância na produção de conteúdo esportivo
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No último
mês de agosto, o Instagram lançou uma nova ferramenta: o Reels, que convida os
usuários a criarem vídeos divertidos para compartilhar com os amigos ou
qualquer outra pessoa na própria plataforma, oferecendo a chance de alcançar
novos públicos globalmente. O Brasil foi um dos três países escolhidos para a
fase de testes, ao lado de França e Alemanha; e depois o lançamento foi feito,
simultaneamente, em 50 nações. No esporte, a ferramenta já apresenta projetos
bem interessantes por aqui.
Em parceria
com grandes times do futebol brasileiro, o Instagram lançou o É Gol no Reels,
um projeto para estimular torcedores a comemorarem gols usando a ferramenta. O
processo de criação, com a colaboração dos clubes, apresenta um grupo de DJs,
produtores e coreógrafos para gerar celebrações originais de gols. As
comemorações estão sendo postadas nos perfis oficiais de algumas das principais
equipes do país.
No projeto,
o Instagram já conta com as seguintes parcerias: Athletico, que convidou o
ex-jogador Cocito para representá-lo; Botafogo, que viralizou nas redes com a
dancinha da torcedora Samanta e do atacante Babi; Coritiba, que escolheu como
representante o atacante Robson; Flamengo, que escalou Pedro e Arrascaeta para
fazer a comemoração no perfil do time; além de Internacional e Palmeiras, que
trouxeram os mascotes, e Red Bull Bragantino e Santos.
“A corrente de comemorações virtuais começa no Instagram dos times, por meio de um Reel estrelado por um representante escolhido pelo clube, entre eles mascotes, ex-atletas, torcedores famosos, criadores de conteúdo e até jogadores do elenco atual. Queremos estimular a comemoração do momento mais emocionante do futebol no Reels e reforçar a missão do Instagram como uma plataforma de expressão que conecta as pessoas com tudo que elas amam”, disse Pitter Rodriguez, Gerente de Parceria de Esportes do Facebook no Brasil.
“Lançamos a
ferramenta há pouco tempo, e ainda não temos dados para compartilhar, mas
podemos dizer que observamos movimentações interessantes com Reels em todos os
lados, tanto de clubes, como de atletas e incluo também os torcedores. Vale a
pena dar uma conferida nos reels de comemoração de gol dos principais times do
Brasil e clicar na atribuição de áudio para ver a movimentação dos torcedores
reproduzindo as comemorações”, completou Pitter.
Com a nova
ferramenta e o interessante projeto proposto, o Instagram marca dois golaços. O
primeiro deles, sem dúvida, é o oferecimento de uma nova – e valiosa –
oportunidade de interação e aproximação entre clube e torcedor em um momento
muito delicado, já que os estádios estão fechados para o público por conta da pandemia.
O segundo é
mais um movimento de atualização da plataforma – nesta lista, cito as grandes
transformações que aconteceram com o IGTV e os stories. O Instagram se mostra,
mais uma vez, atenta ao consumo de comunicação nas redes sociais e lança o
Reels para seguir crescendo. Com esta ação, deve ganhar ainda mais espaço no
futebol brasileiro! E ele já é bem expressivo: se falarmos apenas de clubes, os
10 mais populares do país somam aproximadamente 27 milhões de seguidores.
Por André
Stepan - Especial para a Máquina do Esporte
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