Mesmo com pandemia NBA atinge marca histórica com receita de patrocínio
Imagem: Divulgação / NBA |
A NBA e os
seus trinta times conquistaram uma marca histórica na temporada 2020/2021.
Apesar do impacto causado pela pandemia, a liga conquistou US$ 1,46 bilhão (cerca
de R$ 7 bilhões e meios de reais) em receita de patrocínio, de acordo com a
empresa de inteligência de mercado IEG.
A pandemia fez
com que a liga tivesse uma temporada mais curta, mas a empresa estima que a NBA
ainda foi capaz de aumentar sua receita em 6%, em comparação com a temporada
2019/2020. A IEG disse que as parcerias de alto nível foram o principal motor
do aumento da receita, com a NBA assinando 13 novos acordos. A empresa ainda
acrescentou que as receitas com patrocínio aumentaram em quase 50% desde a
temporada 2017/2018, uma taxa de crescimento que apenas a Major League Soccer
(MLS) superou durante o mesmo período.
A categoria
que gerou mais retorno para a liga americana de basquete foi a de tecnologia,
com quase US$ 115 milhões em novos acordos, incluindo um novo contrato com a
Microsoft. Loterias e marcas de jogos contribuíram com quase US$ 50 milhões em
novas receitas.
Ao todo, a
IEG disse que tecnologia, loteria e jogos, telecomunicações, vestuário
esportivo e categorias bancárias contribuem agora com mais de US$ 100 milhões
para a receita anual de patrocínio da NBA.
As
categorias de marcas mais ativas na liga são seguros, varejo e cerveja e vinho,
cada uma das quais realizando mais de 70 negócios individuais. State Farm,
Anheuser-Busch e Verizon são as empresas mais envolvidas, com cada uma delas
tendo acordos de patrocínio com pelo menos 20 das franquias da liga.
"A
receita de patrocínio da NBA está perto de atingir o patamar da NFL, que teve
uma receita total de patrocínio de US$ 1,62 bilhão na última temporada. O poder
das estrelas, o número de jogos, a variedade de ativos patrocináveis e a
popularidade global da NBA contribuem para o crescimento contínuo da
liga", disse Peter Laatz, diretor administrativo global da IEG.
A IEG também
destacou o papel dos patrocínios nas camisas dos times da NBA para o
crescimento da receita da liga. Neste segmento, a entrada de dinheiro gerado
por patrocínios para a NBA e suas franquias cresceu quase 70% desde a última
temporada.
"Algumas
equipes estão recebendo mais de US$ 15 milhões por ano por patrocínio nas
camisas, e isso está próximo dos US$ 30 milhões que um patrocínio de direitos
de nome pode trazer anualmente", acrescentou Laatz.
Com
informações Portal Máquina do Esporte
Comentários
Postar um comentário