Clubes e mercado publicitário reclamam e Grupo Globo decide medir audiência das transmissões do futebol no pay-per-view
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O Grupo
Globo decidiu atender uma reclamação de clubes e do mercado publicitário e vai
passar a medir a audiência das transmissões de futebol do Premiere, o seu
serviço de pay-perview que existe desde 1997. A novidade passa a valer a partir
de 2022 e servirá para tirar dúvidas históricas da plataforma, como qual jogo
foi o mais assistido no ano. As informações são da coluna de Gabriel Vaquer no
Portal Notícias da TV.
Todas as
partidas das competições do Premiere, como Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro
das Séries A e B e alguns estaduais terão os números levantados com base nas
métricas do Ibope PNT da TV por assinatura.
Cada ponto
nessa medição nacional equivale a 214 mil telespectadores nas 15 principais
metrópoles do Brasil. Até então, a emissora apenas revelava ao mercado
publicitário o número base de assinantes do Premiere, que hoje está acima de
1,5 milhão de clientes na soma entre TV paga e venda direta pela internet.
A medição já
começa a partir do início das transmissões do pacote de 2022. A data exata
ainda não foi definida porque a Globo ainda negocia a compra de direitos no
modelo pay-per-view de alguns estaduais, como Campeonato Paulista, Mineiro e
Gaúcho.
A ideia é
usar esses números principalmente em partidas do Campeonato Brasileiro da Série
A, o principal produto do Premiere até 2024. Os executivos vão usar os dados para
provar que existe um público grande no pay-per-view e que clássicos nacionais
que são mostrados alcançam tanta audiência quanto a TV paga comum.
Globo vai mostrar números ao mercado
Com isso,
também é possível saber qual é o clube com maior audiência no Premiere. O
número de torcedores cadastrados hoje, como parte da assinatura paga
mensalmente indo para o clube, tem Flamengo em primeiro. Corinthians, São
Paulo, Palmeiras e Vasco completam o TOP 5 de times mais populares.
A medida não vale para o canal Combate, que opera o mesmo serviço no segmento de lutas marciais. Clubes e mercado publicitário já reclamam há anos que o Premiere era uma "caixa secreta" e que investir nele só seria possível se o modelo de medição por base de assinantes fosse alterado.
Para o ano
que vem, o Grupo Globo promete mais de mil transmissões de futebol em todas as
suas plataformas. O grosso desse número será realizado no Premiere, que
mostrará, pelo menos, 760 jogos das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, e
outros 50 da Copa do Brasil.
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