Opinião: 2021, o ano do início das mudanças nos direitos de transmissão
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O ano de
2021 começou com a promessa de diversas novidades no mundo dos direitos de
transmissão. Foram realmente 365 dias agitados que abriram uma porta enorme
para ainda mais mudanças que foram anunciadas neste ano, mas que efetivamente
acontecerão em 2022.
No
finalzinho do ano passado, uma parte da CONMEBOL Libertadores mudou de casa,
deixando os canais do Grupo Globo para se acomodar no SBT e na CONMEBOL TV. Os
resultados foram muito positivos para todos os envolvidos (CONMEBOL, emissoras,
patrocinadores, parceiros, etc.), mas, como a mudança aconteceu no meio da
temporada, a expectativa é grande para uma temporada completa nas novas casas.
Este foi o
primeiro ano também quem o estado do Rio de Janeiro viu o seu campeonato
estadual ser transmitido por uma emissora diferente. A Record TV comprou os
direitos do Cariocão, inicialmente para exploração apenas no estado fluminense,
mas, depois, com resultados positivos de audiência e faturamento, acabou
ampliando a cobertura para outras praças.
Estas
novidades puxaram outras duas. Uma é justamente o investimento do SBT nos
direitos da UEFA Champions League. Isso mesmo: depois de mais de 30 anos fora
do esporte, a emissora de Silvio Santos arrebatou logo de cara os direitos das
duas principais competições continentais, montando um pacote bem atraente para
patrocinadores e para construção e consolidação de sua programação esportiva. A
emissora introduziu o conceito das Super Terças, transmitindo jogos da
Champions à tarde e da Libertadores no horário nobre, quando os calendários
permitem.
A Record TV,
animada com os resultados do Campeonato Carioca, decidiu ampliar sua presença
no futebol e, a partir de 2022, será a nova emissora aberta também do
Campeonato Paulista. O Paulistão, aliás, terá casa nova em todas as mídias, já
que fechou transmissões também no YouTube e na HBO Max.
No início do
ano, também fomos surpreendidos pela mudança de emissora da principal categoria
do automobilismo mundial. Após 40 anos, a Fórmula 1 deixou a Globo e voltou ao
Grupo Bandeirantes, onde encontrou mais espaço para mostrar bastidores e as
corridas mais emocionantes e disputadas dos últimos anos. Os fãs acompanharam e
gostaram da mudança, já que puderam acompanhar todos os detalhes da categoria,
fazendo com que a emissora atingisse a liderança de audiência em várias
oportunidades e corridas diferentes ao longo do ano.
Com seis
canais na TV por assinatura e o Star+ com conteúdo esportivo, o grupo Disney
também não ficou para trás e foi ao mercado renovar os direitos de seus
principais produtos, aproveitando ainda para ampliar a quantidade de eventos e
jogos disponíveis, principalmente no digital. Este ano, por exemplo, foi o
primeiro de um acordo de longo prazo entre ATP e Disney para todos os eventos
ATP 250, 500 e 1000. Sem a limitação de espaço na programação que o digital
possibilita, os fãs de tênis puderam acompanhar todos os jogos de todos os
eventos ao longo do ano, algo impensável para um canal ou até mesmo um grupo de
canais lineares.
Para 2022,
já temos outras mudanças anunciadas. Depois de alguns anos de parceria com os
canais da Disney, a World Surf League (WSL) estará de casa nova, retornando ao
Grupo Globo. E a Copa do Brasil, por sua vez, será o evento de entrada do
Amazon Prime Video no esporte em território brasileiro. A empresa de e-commerce
chegou a um acordo com o Grupo Globo e transmitirá pelo menos 30 jogos com
exclusividade ao longo da temporada.
Como o
acordo da Globo com a CBF para os direitos da Copa do Brasil terminam em 2022,
este pode ser mais um evento a mudar de casa em 2023. Ah! E até podemos ter
mais mudanças ainda em 2022, já que o processo de venda dos direitos da Premier
League para toda a América Latina está em andamento. Quem será que leva? A
Disney conseguirá manter os direitos que estão por lá há mais de dez
temporadas, ou teremos novidades?
Em 2023,
também começa o novo ciclo da Libertadores, que conhecerá seus novos parceiros
de transmissão ainda no primeiro semestre do ano que vem. O mercado está
agitado, novidades aparecem a todo momento, e novos players estão querendo
aproveitar a oportunidade para se estabelecer, enquanto os atuais detentores
fazem movimentos para se proteger.
O ano que
vem promete ainda muitas emoções e muita dança das cadeiras neste verdadeiro
xadrez dos direitos de transmissão.
Um feliz e
agitado 2022 a todos!
Por Evandro Figueira, vice-presidente da IMG Media no Brasil e colunista do Portal Máquina do Esporte
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