Para economizar com eventos ao vivo, Globo compra tecnologia inédita no Brasil
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O Grupo
Globo fechou uma parceria com a empresa Grass Valley, especializada na indústria
de mídia e entretenimento, para ter acesso a uma plataforma nunca usada no
Brasil e que permite transmissões ao vivo através da tecnologia de nuvem
online. Com isso, a empresa economizará custos em eventos como torneios de
futebol, shows musicais e programas jornalísticos, informa a coluna de Gabriel
Vaquer, no Portal Notícias da TV.
É mais um
passo para que a empresa seja mais sustentável.
O software é
chamado de GV AMPP --Plataforma de Processamento de Mídia Ágil, em tradução
para o português. O serviço já foi usado por gigantes de mídia e redes de TV em
outros continentes.
Por aqui, a
Globo planeja usá-lo em 2022 para mais de 200 transmissões até dezembro. A
expectativa é aumentar gradativamente o uso ao longo dos anos.
Conforme
explicado pela Grass Valley, o GV AMPP é a primeira plataforma SaaS (software
as a service) baseada em nuvem para a produção de eventos ao vivo no mundo.
Isso faz com que as empresas não precisem mais adquirir grandes mesas de
equipamento nem caminhões gigantescos para a narração e transmissão de jogo de
futebol em estúdios ou estádios, por exemplo.
Segundo a
Grass Valley, o sistema de nuvem é duas vezes mais rápido e vai diminuir até
mesmo o delay em que uma partida chega na tela do telespectador. "Ele foi
desenvolvido especificamente para libertar as empresas de mídia da dependência
de sistemas baseados em hardware e acelerar sua migração para a nuvem",
detalhou a multinacional.
"Nosso
objetivo é otimizar nossa infraestrutura tecnológica e gerar novas oportunidades
de negócios por meio de uma plataforma escalável", disse o diretor de
Infraestrutura e Segurança da Globo, Mauricio Felix, no comunicado enviado pela
Grass Valley. A Globo já faz testes com eventos em nuvem desde o ano passado.
Todos eles foram bem-sucedidos.
"Tem
sido uma jornada de aprendizado e colaboração entre a Globo e a Grass Valley
para alcançar a plataforma certa, o modelo operacional e a maturidade do modelo
de negócios para nossos eventos ao vivo", acrescentou Felix.
A Grass
Valley já é parceria da Globo em fornecimento de software desde 2019 e tem
ajudado a modernizar equipamentos da emissora.
"A
Globo nos forneceu um feedback inestimável que fortaleceu a plataforma, assegurando
que ela esteja pronta para aplicações de produção ao vivo em larga
escala", disse Fernando David, diretor de Vendas da Grass Valley Brasil.
Globo e a tecnologia
Desde o ano
passado, a Globo trabalha para ser uma espécie de "televisão do futuro".
Em abril de 2021, o conglomerado de mídia brasileiro e o Google fecharam uma
parceria que permitiu à emissora ter acesso a tecnologias da gigante da
internet e, consequentemente, mudar a maneira como se produz e consome TV
aberta e streaming.
A Globo usa
os serviços de armazenamento na nuvem e compartilha competências do Google em
inteligência artificial e machine learning para modernizar suas operações. O
contrato vai até 2028.
Até o ano
que vem, a Globo tem o planejamento de migrar para os servidores do Google
todos os dados que mantém em um data center na zona oeste do Rio-que já foi
vendido pela empresa da família Marinho, inclusive. A ideia é que todo o seu
acervo de novelas e programas, hoje 70% digitalizado, seja integralmente
armazenando em nuvem, reduzindo custos.
A nuvem também
será usada para gravações de atrações diversas e produtos de publicidade do
grupo.
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