São Silvestre “congela” premiação; sem bancos e Globo investimento caiu
Imagem / Reprodução |
Sem contar
com a Rede Globo e o patrocínio de bancos, a 97ª edição da Corrida
Internacional de São Silvestre dará novamente um prêmio mais enxuto a seus
participantes da elite. No próximo dia 31 de dezembro, quando mais de 20 mil
atletas percorrerem os 15km da prova de corrida de rua mais tradicional do
Brasil, os corredores da elite vão disputar o prêmio máximo de R$ 54.600,00.
O valor
praticamente não teve variação em relação ao da prova de 2021, quando a São
Silvestre retomou após um ano parada por causa da pandemia e pagou R$ 54 mil
para o vencedor de cada uma das categorias (masculino e feminino).
No total, a
edição de 2022 da prova dará R$ 277.700,00 para seus atletas de elite, um
aumento de apenas R$ 1.700,00 em relação à premiação da edição de 2021.
O prêmio
está muito abaixo do que a própria São Silvestre pagava até 2019, último ano da
realização da prova antes da pandemia. Na ocasião, o queniano Kibiwott Kandie e
a queniana Brigid Kosgei faturaram, cada um, R$ 94 mil pela conquista da
corrida. No total, foram R$ 461 mil divididos entre os corredores.
Saída da Globo e dos bancos
O que mudou
desde então? Até 2019, a Rede Globo era parceira comercial da Fundação Casper
Líbero na realização da São Silvestre. A empresa de mídia era responsável por
comercializar o pacote que envolvia entrega de publicidade tanto na prova
quanto na TV.
Com a
pandemia, a Globo desistiu de algumas parcerias, entre elas a da São Silvestre,
cujo contrato foi encerrado em 2020, quando não houve a realização da prova
pela primeira vez desde 1925.
A saída da
emissora causou a perda do maior patrocinador da corrida, que era sempre uma
instituição financeira. Até 2016, a Caixa Econômica Federal era a maior
apoiadora do evento. De 2017 a 2019, o Bradesco foi quem financiou boa parte da
corrida.
O banco e
também as marcas Piracanjuba e Rexona, que eram patrocinadores conquistados
pela Globo dentro do projeto “Verão Espetacular” organizado pela emissora,
deixaram de apoiar a São Silvestre. Mesmo assim, a Globo transmitirá a prova no
sábado, dia 31 de dezembro, a partir das 7h30. A corrida, aliás, faz parte do
projeto de eventos esportivos de verão que embalam o começo de ano da emissora.
A perda do
principal parceiro comercial fez com que a Yescom e a Casper Líbero tivessem de
buscar os patrocinadores da São Silvestre. Atualmente, a prova conta com sete
parceiros principais (Comgas, Dorflex, 3 Corações, NewOn, Assaí, Drogaria São
Paulo e Smartfit) e outros dez apoiadores.
Com
informações Portal Máquina do Esporte
Comentários
Postar um comentário