Universo esportivo dos EUA em alerta com possível proibição geral do TikTok no país
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A fala do
político americano segue uma espécie de interrogatório ocorrido na semana
passada, quando Shou Zi Chew, CEO do TikTok, ficou cerca de quatro horas e meia
respondendo a perguntas no Congresso dos EUA sobre as práticas de privacidade
da empresa e supostos vínculos com o Partido Comunista Chinês.
No momento,
a principal preocupação dos americanos é com a alegação de que os engenheiros
chineses da empresa controladora ByteDance poderiam acessar informações
privadas de usuários e dados dos EUA. Segundo o site britânico SportsPro Media,
esse fato teria sido confirmado por Chew ao fornecer evidências durante a
audiência no Congresso.
Ao mesmo
tempo, o CEO teria tentado convencer os congressistas americanos de que tem
feito tentativas de distanciar o TikTok da ByteDance, além de minimizar a
conexão da rede social com a China, mas não conseguiu dissuadir os políticos
dos EUA.
“É muito
preocupante que o CEO do TikTok não possa ser honesto e admitir o que já
sabemos ser verdade, que a China tem acesso aos dados do usuário do TikTok. A
Câmara avançará com a legislação para proteger os americanos dos tentáculos
tecnológicos do Partido Comunista Chinês”, afirmou Kevin McCarthy, em postagem
no Twitter.
Vale lembrar que o TikTok já é proibido em dispositivos de propriedade ou gerenciados pelo governo nos EUA, mas agora também pode estar sujeito a uma proibição mais ampla, o que faria com que a rede social chinesa perdesse mais de 150 milhões de usuários ativos em território americano.
Toda essa situação ligou um sinal de alerta no universo esportivo dos Estados Unidos. Isso porque o TikTok é, atualmente, parceiro principal de algumas ligas importantes do país, como MLS (futebol), PGA Tour (golfe) e Six Nations (rúgbi), que fecharam com a rede social chinesa pela entrada que ela tem junto ao público da Geração Z, que costuma ficar mais distante da televisão tradicional.
Além disso,
muitos outros detentores de direitos e emissoras de TV dos Estados Unidos utilizam
a plataforma como parte da estratégia de crescimento no mundo digital. Entre as
grandes ligas, times e franquias do país, não há quem não tenha uma conta no
TikTok.
A rede
social chinesa costuma ser usada para mostrar conteúdos de bastidores, além de
transmissões e melhores momentos ao vivo, sem contar o fato de impulsionar
também atletas que são usuários assíduos da plataforma.
Nos
bastidores, o que se fala é que uma possível resolução para a questão seria
forçar a venda do TikTok para tirá-lo da China. Apenas o tempo dirá, no
entanto, se isso de fato acontecerá e se a indústria do esporte poderá respirar
aliviada em solo americano.
Com
informações Portal Máquina do Esporte
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