O Grupo que mais avança no mercado de patrocínio do futebol brasileiro; você sabe quem é?
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Renato Ambrósio, dono do Grupo Viva Sorte ao lado de Neymar, embaixador da marca - Foto: Reprodução / Instagram |
Uma marca, em especial, tem se
destacado neste momento de euforia, em que os times celebram contratos com
cifras recordes. Trata-se da Viva Sorte, que já atua há algum tempo no futebol
brasileiro com um título de capitalização.
Neste ano, no entanto, o grupo lançou
sua casa de apostas própria, a Viva Sorte Bet, que virou patrocinadora master
de equipes como Bahia, Goiás e Athletico-PR, sem contar o Novorizontino, que
ainda discute a renovação do contrato.
Nos últimos dias, a marca chegou a ser
cogitada como uma forte candidata a assumir o lugar da Blaze no espaço master
da camisa do Santos.
Pesa a favor dessa hipótese o fato da
empresa já ser parceira do clube (com seu título de capitalização) e de, no
começo deste mês, ter fechado com Neymar, ídolo do time da Vila (estádio que,
por sinal, também passou a se chamar Viva Sorte), como seu novo embaixador.
Meta é chegar a
12 clubes
Contar com o principal astro do
futebol brasileiro nas últimas décadas como embaixador é um fator que ajudou a
colocar em evidência a marca Viva Sorte.
O grande embaixador do grupo, porém,
continua a ser o CEO Renato Ambrósio, que faz questão de viver o dia a dia dos
clubes parceiros.
Na última terça-feira (25), por
exemplo, ele esteve em Salvador (BA) para realizar, pessoalmente, a ativação do
patrocínio ao Bahia, que enfrentaria o The Strongest, da Bolívia, na Casa de
Apostas Arena Fonte Nova, em partida válida pela Pré-Libertadores.
O empresário publicou um vídeo nas
redes sociais avisando que convidaria torcedores do time para assistirem ao
jogo no camarote da Viva Sorte no estádio.
Com 1,5 milhão de seguidores no
Instagram, Renato Ambrósio também é atualmente apresentador do programa Sabadão
da Gente, que reúne atrações musicais e de humor, além de quadros em que
pessoas em dificuldade financeira recebem auxílio para realizar seus sonhos.
Transmitido nas noites de sábado pela
Band, o programa já chegou a ficar em segundo lugar na audiência em Belém (PA),
por exemplo, com 5,1 pontos de média, à frente de Record e SBT.
Renato Ambrósio é presença recorrente
nas coletivas de apresentação dos patrocínios aos clubes de futebol. É um dos
poucos (senão o único) dono de casa de apostas que mostra a cara em público.
Recentemente, o Grupo Viva Sorte
atingiu a marca de 11 clubes patrocinados no Brasil.
“Nosso objetivo é chegar a 12 times”,
afirmou Ambrósio, durante a entrevista coletiva de anúncio do patrocínio master
da Viva Sorte Bet ao Athletico-PR, na semana passada.
“Temos um projeto para a marca em
determinadas regiões. Esses clubes que ‘faltam’ na lista estão no nosso radar,
para que o projeto seja executado em sua totalidade”, explicou Paulo Aguiar,
diretor de operações da empresa.
Título de
capitalização é o carro-chefe
Todos os clubes patrocinados pela
marca, mesmo os quatro que estão com a casa de apostas, também têm parceria com
o título de capitalização.
São eles: Athletico-PR, Bahia, Vitória, Goiás, Vasco, Corinthians, São Paulo, Ceará, Fortaleza, Novorizontino e Santos. Em alguns casos, a empresa possui
produtos específicos para alguns times, como o Viva Vascão, o Viva Timão,
o Viva Tricolor e o Viva Furacão, que será lançado em
breve.
Título de capitalização é um produto
oferecido por bancos ou empresas da área, que garante ao portador o direito de
participar de sorteios de prêmios.
Ele também permite ao comprador
resgatar o dinheiro investido, com juros e correção, depois de um prazo de
carência. Um exemplo conhecido nacionalmente é o da Tele Sena, lançada na
década de 1990 pelo apresentador Silvio Santos, morto em agosto do ano passado.
No caso da Viva Sorte, os compradores
costumam ceder o direito de resgate de seus títulos para instituições
filantrópicas. O produto surgiu há cerca de 16 anos para arrecadar recursos
para o Hospital do Câncer de Londrina (PR), finalidade que permanece. Hoje, o
grupo também mantém parcerias com Santas Casas e Associações de Pais e Amigos
dos Excepcionais (Apaes) ao redor do país.
Grupo não divulga
valores
Desde que as casas de apostas passaram
a dominar o futebol brasileiro, as principais marcas do setor têm adotado a
estratégia de divulgar os valores dos contratos à imprensa. Dessa forma, nos
últimos tempos, tem sido comum deparar na mídia com manchetes relativas ao
maior patrocínio da história de algum clube.
Mas este não é o caso da Viva Sorte
Bet.
“Adotamos essa decisão de não informar
valores, para evitar que se crie um leilão no mercado. Até porque o torcedor
sempre vai achar que seu time merece ganhar mais”, disse Ambrósio, na
apresentação do patrocínio ao Athletico-PR. À ocasião, ele frisou que a quantia
a ser paga pela empresa seria condizente com o tamanho e a história do clube.
Mesmo com o grupo não informando
detalhes dos contratos, é possível deduzir que os valores pagos nos patrocínios
são substanciais, a partir de exemplos como o do Bahia, que possuía um acordo
de R$ 57 milhões com seu antigo parceiro Esportes da Sorte, mas optou por
fechar com a Viva Sorte Bet a partir desta temporada.
Santos
Embora tenha sido citada pelo
presidente Marcelo Teixeira como uma das candidatas a assumir o patrocínio master
do Santos a partir de abril, após a desistência da Blaze em renovar, a Viva
Sorte adota cautela ao tratar do caso.
O grupo optou por não se pronunciar
sobre o tema neste momento. A relação da empresa com o Peixe teve início no ano
passado, quando ela assumiu os naming rights do estádio santista no litoral
paulista, que passou a se chamar Vila Viva Sorte.
“Estivemos presentes e contribuindo
com o principal, que era o acesso do Santos ao seu lugar de direito [a Série A
do Brasileirão]”, disse Aguiar.
Neste ano, a empresa fechou com o
atacante Neymar como seu embaixador. Ao mesmo tempo, passou a estampar sua
logomarca na parte traseira do uniforme santista, pouco depois do retorno do
atleta ao clube.
“Temos um contrato vigente e um
projeto muito robusto, como todos sabem, para estarmos com o Santos, e tendo
Neymar como embaixador da nossa marca. Enfim, há uma série de situações, e
queremos estar cada vez mais envolvidos com o clube e a torcida”, ressaltou
Aguiar.
Relação com
outros patrocinadores
Segundo o diretor de operações, a
entrada da Viva Sorte no mercado de apostas não gerou ciúme entre as
plataformas do segmento que patrocinam clubes que já eram parceiros da marca
com o título de capitalização.
“A relação é normal. Sempre deixamos
claro que nosso produto é a capitalização e separamos muito bem isso. Não
cruzamos nenhuma linha em relação a isso. Temos respeito por todos os clubes
onde estamos”, ponderou Aguiar.
De acordo com o executivo, o mercado
já tinha conhecimento de que a Viva Sorte passaria a atuar no segmento de
apostas esportivas desde meados do ano passado, quando a empresa deu entrada em
seu pedido de licença junto ao Ministério da Fazenda.
A Viva Sorte Bet passou a operar neste
ano, inteiramente dentro do mercado regulado, como faz questão de frisar Renato
Ambrósio em suas entrevistas.
“Não atuamos nenhum dia fora da
regulamentação. Nossa relação com todos sempre foi muito transparente”,
enfatizou Aguiar.
O objetivo da Viva Sorte, segundo o
executivo, é investir nas experiências para os torcedores dos clubes
patrocinados pelo grupo.
“Estamos desenvolvendo produtos para o
torcedor, que vão muito além do que concorrer a carro, moto ou dinheiro.
Queremos que o torcedor tenha a experiência de verdade, que possa ter acesso ao
jogador em dia de treino e também ao ‘match day’, camisas autografadas,
camarotes. Enfim, buscamos sempre o melhor para as nossas parcerias”, finalizou
Aguiar.
Com informações Portal Máquina do
Esporte
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