Globo comunica: Com ou sem "VAR" replay de lances polêmicos só após decisão do árbitro

Reprodução/SporTV


O Grupo Globo comunicou, em nota, nesta terça-feira (23) que não mais repisará lances de jogos de futebol antes da decisão final do árbitro. O protocolo é regra da Fifa para partidas que contam com o recurso do árbitro de vídeo, o VAR, e será adotado, também, em confrontos que não contam com a tecnologia.

A recomendação vale para todos os canais de TV do Grupo ( Rede Globo, SporTV e Premiere).

E foi o que aconteceu no polêmico gol anulado de Leandro Damião na partida entre Internacional x Santos, nesta segunda-feira (22), pelo Campeonato Brasileiro, que teve o  replay exibido pelo SporTV apenas após a decisão final do árbitro Ricardo Marques Ribeiro sair. O jogo ficou paralisado por cerca de cinco minutos. A dúvida aconteceu após dividida entre Sánchez e Victor Cuesta. A bola sobrou para Damião, que marcou de cavadinha. Ribeiro anulou o gol.

Em vez de reiniciar o jogo com bola no meio de campo, o árbitro resolveu conversar com seus auxiliares. Nesse meio tempo, Luiz Carlos Júnior, narrador da transmissão no SporTV, e o comentarista Lédio Carmona ficaram pressionando o árbitro para uma decisão.

O veredito só ocorreu aos 14 minutos. Ribeiro acabou mantendo a marcação inicial e anulou o gol. Assim que o juiz manteve a decisão, Luiz Carlos Júnior chamou o replay do lance. Para o narrador, Sanchéz foi o último a tocar na bola.

Já o comentarista de arbitragem da Globo, Renato Marsiglia, discordou do colega e disse na transmissão que Cuesta foi quem deu o passe, dando origem a um novo lance. Com isso, o árbitro acertou.

Leia a nota oficial do Grupo Globo

"A chegada do VAR mudou a perspectiva da arbitragem. No jogo de ontem, a transmissão da TV optou por não exibir o replay antes da decisão, como é o protocolo da Fifa quando tem a produção das imagens com árbitro de vídeo.

O mesmo procedimento foi adotado na final da Copa do Brasil, que tinha VAR. A partir de agora, nas transmissões em que o Grupo Globo produzir o sinal, este será o protocolo a seguir, mesmo quando a competição não tiver VAR.

Vale acrescentar que, com ou sem árbitro de vídeo, o Grupo Globo não tem nenhuma responsabilidade sobre a decisão dos árbitros, que, por regra, não podem sofrer interferência externa".

Com informações Portal Esporte e Mídia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BRIGAS PELAS ÚLTIMAS VAGAS PARA LIBERTADORES E SUL-AMERICANA, E A LUTA PARA NÃO SER REBAIXADO; MUITA EMOÇÃO NO ENCERRAMENTO DO BRASILEIRÃO; TRANSMISSÕES AO VIVO TV E WEB (Domingo, 07/12/2025)

DEPOIS DE LEVANTAR O TROFÉU FLAMENGO VOLTA A CAMPO PELO BRASILEIRÃO; TRANSMISSÕES AO VIVO TV E WEB DO SABADÃO ESPORTIVO (06/12/2025)

TV pública surpreende e fecha com nomes de peso do jornalismo esportivo

AGENDA ESPORTE AO VIVO TV E WEB; CONFIRA TRANSMISSÕES (Quinta, 04/12/2025)

VAMOS CONHECER OS ADVERSÁRIOS DO BRASIL NO SORTEIO DOS GRUPOS DA COPA 2026; TRANSMISSÕES ESPORTIVAS AO VIVO TV E WEB (Sexta, 05/12/2025)