Negociação destrava: Grupo Globo aumenta proposta para Red Bull pelo Brasileirão
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A Globo
melhorou a proposta para o Red Bull Bragantino para o contrato de direitos de
TV do Brasileiro. A negociação saiu de um valor fixo para um acordo de adesão
similar a de outros times para TV Aberta e Fechada, o que deve dobrar o
montante total. Com isso, foi destravada a conversa entre as partes, embora
ainda não exista um acerto.
Pelo status
atual, o Red Bull é o único que clube que não tem nenhum acordo de televisão.
Assim, pela tabela divulgada pela CBF, havia previsão de dez jogos de apagão do
time, sem nenhuma transmissão, nas dez primeiras rodadas.
A mudança de
postura da Globo ocorreu após a MP do Mandante, que dá aos times donos da casa
todos os direitos de transmissão, e com a garantia da CBF de uma data para o
início do Brasileiro. Pela lei vigente, o Red Bull Bragantino poderia vender ou
transmitir seus jogos em casa, o que representava um trunfo na negociação.
Desde o
início do ano, há empecilhos nas tratativas entre a Globo e o Red Bull. Nos
primeiros meses do ano, os principais empecilhos eram o fato de a Globo não
falar o nome do time com o patrocinador e a divisão do pay-per-view. O clube
resistia a assinar nesses termos.
Então, veio
a epidemia do coronavírus e a Globo passou a rever todos os seus acordos e
propostas. A partir daí, a emissora fez uma proposta de R$ 30 milhões fixos
para o Bragantino que não participaria da premiação por posição, nem por
exposição. O mesmo foi feito com o Coritiba, que topou aceitar um fixo por um
ano. Há uma possibilidade de uma revisão do acordo do time paranaense para estender
por cinco anos.
No início de
julho, o dirigente do Bragantino Marquinhos Chedid afirmou que, naquelas
condições, não aceitaria a proposta e poderia transmitir os jogos em streaming
em um canal do clube.
Mas o Grupo
Globo resolveu melhorar a proposta. Pelas novas condições, o Bragantino ficaria
com R$ 22 milhões da fatia igualitária e teria participações na premiação por
posição e por exibição, como os outros clubes. Na avaliação de fontes ligadas
ao Red Bull, isso pode elevar o ganho até R$ 60 milhões dependendo da colocação
do time. Ainda existem discussões sobre a Globo falar o nome do Red Bull.
Um sinal da
melhora da conversa entre as partes foi que o clube não reclamou oficialmente do
Grupo Globo o incluir no jogo Cartola mesmo sem ter contrato de direitos. A
emissora não usou fotos de jogadores, nem o símbolo.
Há uma expectativa da emissora de fechar com o
time do interior antes do início do Brasileiro. O entendimento na Globo é de
que o Red Bull não terá outra proposta melhor.
Com
informações Blog do Rodrigo Mattos / UOL Esporte
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