Análise: É hora de a Uefa dar atenção ao Brasil

Jogadores do Bayern comemoram o gol que valeu o título da Champions League - Foto: Divulgação

Sim, com certeza Neymar ajuda - e muito - a atrair a audiência. Mas os números superlativos alcançados pela Champions League na final mostram que a competição está consolidada no mercado brasileiro.

O Bayern 1x0 PSG conseguiu a maior audiência do Facebook no mundo. Foi, ainda, a transmissão ao vivo com maior audiência na TV paga na história do país. Por mais que esses recordes continuem a ser incomparavelmente menores que os números da TV aberta, são recordes que não podem ser ignorados.

A Champions League é, hoje, um dos principais produtos do mercado esportivo brasileiro. Os recordes quebrados a cada nova edição mostram que o torneio deve ser colocado na estratégia de patrocinadores e veículos de mídia.

A final da competição neste ano provou que a Champions League já é um produto muito mais interessante que muito campeonato estadual de futebol, para não compará-la com outras modalidades esportivas, que não conseguem ter o mesmo apelo de público.

Há algumas semanas, em entrevista para nós em "Os Maquinistas", Vanessa Brandão, diretora de marketing da Heineken, disse que o reconhecimento da marca como patrocinadora do torneio aumentou nos últimos anos, mesmo sem ter acordo na TV aberta.

Agora, ao que tudo indica, é hora de a Uefa dar o próximo passo no mercado brasileiro. O sucesso das estratégias do UFC e da NBA ao decidirem montar escritórios no país deveria servir de inspiração para os europeus.

Atuar de maneira mais específica regionalmente pode abrir ainda mais o mercado para a Uefa no país. A Champions League consegue dar retorno aos patrocinadores e aos parceiros de mídia no país. Conseguiu tudo isso sem esforço algum da entidade. É hora de focar ainda mais nos fãs brasileiros. 

O Brasil é o mercado mais promissor para a Champions League fora da Europa. O sucesso que foi obtido pela final deste ano é a prova disso. Logicamente que o fator Neymar não pode ser ignorado para explicar parte desse sucesso. Mas, se o brasileiro consegue atrair cada vez mais gente para o torneio, é hora de capitalizar em cima desse fator.

Nunca foi tão fácil para a Europa conquistar o Brasil. E nunca foi tão necessário que o futebol brasileiro abrisse os olhos antes que seja tarde demais...

Por Erich Beting / Portal Máquina do Esporte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SABADÃO ESPORTIVO; CONFIRA TRANSMISSÕES AO VIVO TV E WEB (13/09/2025)

SUPER DOMINGO ESPORTIVO; CONFIRA TRANSMISSÕES AO VIVO TV E WEB (14/09/2025)

FLAMENGO E SÃO PAULO ENTRAM EM CAMPO PELA LIBERTADORES; TRANSMISSÕES AO VIVO TV E WEB (Quinta,18/09/2025)

SEGUNDA-FEIRA COM BRASILEIRÃO; TRANSMISSÕES AO VIVO TV E WEB (15/09/2025)

FLUMINENSE NA SUL-AMERICANA É DESTAQUE; TRANSMISSÕES AO VIVO TV E WEB (Terça,16/09/2025)