Análise: É hora de a Uefa dar atenção ao Brasil
![]() |
Jogadores do Bayern comemoram o gol que valeu o título da
Champions League - Foto: Divulgação |
Sim, com certeza Neymar ajuda - e muito - a atrair a audiência. Mas os números superlativos alcançados pela Champions League na final mostram que a competição está consolidada no mercado brasileiro.
O Bayern 1x0
PSG conseguiu a maior audiência do Facebook no mundo. Foi, ainda, a transmissão
ao vivo com maior audiência na TV paga na história do país. Por mais que esses
recordes continuem a ser incomparavelmente menores que os números da TV aberta,
são recordes que não podem ser ignorados.
A Champions
League é, hoje, um dos principais produtos do mercado esportivo brasileiro. Os
recordes quebrados a cada nova edição mostram que o torneio deve ser colocado
na estratégia de patrocinadores e veículos de mídia.
A final da
competição neste ano provou que a Champions League já é um produto muito mais
interessante que muito campeonato estadual de futebol, para não compará-la com
outras modalidades esportivas, que não conseguem ter o mesmo apelo de público.
Há algumas
semanas, em entrevista para nós em "Os Maquinistas", Vanessa Brandão,
diretora de marketing da Heineken, disse que o reconhecimento da marca como
patrocinadora do torneio aumentou nos últimos anos, mesmo sem ter acordo na TV
aberta.
Agora, ao
que tudo indica, é hora de a Uefa dar o próximo passo no mercado brasileiro. O
sucesso das estratégias do UFC e da NBA ao decidirem montar escritórios no país
deveria servir de inspiração para os europeus.
Atuar de maneira mais específica regionalmente pode abrir ainda mais o mercado para a Uefa no país. A Champions League consegue dar retorno aos patrocinadores e aos parceiros de mídia no país. Conseguiu tudo isso sem esforço algum da entidade. É hora de focar ainda mais nos fãs brasileiros.
O Brasil é o
mercado mais promissor para a Champions League fora da Europa. O sucesso que
foi obtido pela final deste ano é a prova disso. Logicamente que o fator Neymar
não pode ser ignorado para explicar parte desse sucesso. Mas, se o brasileiro
consegue atrair cada vez mais gente para o torneio, é hora de capitalizar em
cima desse fator.
Nunca foi
tão fácil para a Europa conquistar o Brasil. E nunca foi tão necessário que o futebol
brasileiro abrisse os olhos antes que seja tarde demais...
Por Erich
Beting / Portal Máquina do Esporte
Comentários
Postar um comentário