Conmebol pune Grêmio e Palmeiras por causa de marcas não-patrocinadoras da Libertadores
Imagem / Reprodução |
Dois clubes brasileiros foram multados pela Conmebol por burlarem o
artigo do regulamento da Libertadores que lida diretamente com marketing de
emboscada. Palmeiras e Grêmio terão que arcar com o pagamento de US$ 35 mil à
Conmebol por situações distintas relacionadas a patrocinadores.
No caso do time paulista, o problema aconteceu por conta de marcas
não-patrocinadoras da Libertadores que foram expostas no estádio do Palmeiras.
Segundo o blog do jornalista Marcel Rizzo, do "Uol", uma das marcas
foi da Allianz, a seguradora que mantém os naming rights da arena da equipe
paulista.
Em relação ao Grêmio, o problema aconteceu nas redes sociais. Segundo o
portal "GaúchaZH", a multa foi aplicada por conta de um patrocinador
do clube que fez referência direta à Libertadores em uma publicação. Não foi
revelado qual marca parceira da equipe que cometeu o erro em seu canal de
comunicação.
Nos dois casos, os clubes podem recorrer à medida da Conmebol.
Originalmente, a multa por emboscada é de US$ 50 mil, cerca de R$ 260 mil. A
confederação sul-americana, no entanto, tem aplicado descontos nas notificações
por conta da pandemia do Covid-19, que tem atingido as contas das equipes de
futebol.
Segundo a Conmebol, os dois clubes desrespeitaram o artigo da
competição, que trata de ações de emboscada, com uma série de medidas para
defender os patrocinadores oficiais do torneio. Pelo texto, as equipes
participantes são responsáveis por ações ilegais de seus parceiros, como
atividades de comunicação com as marcas do torneio sul-americano. Por isso,
Grêmio e Palmeiras foram autuados mesmo sem terem sido os autores diretos das
publicidades.
Com informações Portal Máquina do Esporte
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