Final da Libertadores: ações serão feitas para torcedores de casa
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A
Libertadores não quer perder o contato com os fãs, mesmo em tempos de estádio
vazio por conta da pandemia do Covid-19. Sem poder contar com o público no
Maracanã, a equipe de marketing da Conmebol e da FC Diez Media, agência que
atende as competições de clubes da entidade, desenvolveu estratégias para
garantir entregas aos patrocinadores e levar a decisão para a casa dos
torcedores.
Hoje a competição
conta com 10 patrocinadores: Qatar, Amstel, Bridgestone, Mastercard, Santander,
EA, Betfair, Rexona, Gatorade e Ford, além da Nike como fornecedora de material
esportivo. A Final Única tem como propósito entregar um trabalho feito “sob
medida” para cada um deles, garantindo um relacionamento mais próximo com os
torcedores.
O plano é,
sem deixar de respeitar todos os protocolos de segurança, gerar uma experiência
única para os torcedores. Por isso, as ações da decisão serão virtuais. Em uma
delas, por exemplo, os torcedores poderão participar de um ‘meet&greet’
digital com um ‘Conmebol Legend’, um ídolo do esporte. Outra ativação contará
com influenciadores que irão interagir com a Rexona em tempo real. Também terão
totens com capitães honorários e até mesmo exibindo torcedores mirins que
recebem virtualmente os jogadores no túnel.
Um grande
esforço foi feito para garantir a exposição das marcas em todo o estádio, com
as placas duplas de led e inserções virtuais. Entre outras ações planejadas, há
um programa de lendas digitais, influenciadores falando por e para marcas e
ativações em redes sociais. Por meio de ambientes digitais, foram criados
conteúdos únicos para continuar contando a história que começou com a volta da
competição. Além das entregas, todas as ações terão seus resultados monitorados
para obtenção do ROI digital.
“Nosso
principal objetivo neste ano foi fazer as coisas acontecerem de outra maneira,
adaptadas ao momento atual da pandemia, em que o digital teve um papel ainda
mais importante, mas sem perder a essência da competição, de nossas marcas e
patrocinadores. Foram longas horas de trabalho e aproveitamos todas as ideias
de uma equipe 360 da FC Diez Media, algumas através de benchmarks, outras
pensadas especificamente para o cenário da América do Sul. Vamos implementá-las
com a convicção de que se manterão por outras temporadas”, explicou a diretora
de marketing da FC Diez Media, Maria Barbera.
A agência
investiu na criatividade para realizar uma transformação digital que precisou
acontecer mais rápido do que era possível imaginar. Essa linha de proposta
coroa o trabalho desenvolvido durante todo o ano de 2020, que teve como
principal objetivo garantir que a paixão do torcedor seguisse encontrando
pontos de conexão com a competição, e nossos patrocinadores desfrutando da associação
com a Libertadores mesmo seis meses sem uma única partida.
Entre março
e setembro, diversos conteúdos de patrocinadores foram adaptados ao conceito
#LibertadoresEmCasa direcionados aos fãs. Por exemplo, durante esse período, a
Amstel passou a assinar conteúdos históricos de edições anteriores da Copa; a
EA SPORTS criou simulações das partidas e desafios com jogadores no FIFA, entre
outros.
“Numa
situação totalmente diferente da esperada e com todas as suas limitações, para
a Conmebol foi em todos os momentos uma prioridade trabalhar em conjunto com a
agência, para perceber e ver como podíamos, inovando e utilizando a tecnologia
como um dos nossos pilares fundamentais, conseguir que a conexão e paixão entre
marcas e os fãs fossem mantidas. Fizemos um enorme esforço em termos de
trabalho e recursos para que as marcas, apesar da situação, pudessem atingir os
seus objetivos e a Libertadores continuasse sendo por excelência, a melhor
plataforma de comunicação dos nossos patrocinadores a nível regional e global.
Vale ressaltar que este ano atingimos um recorde em termos de transmissão,
chegando a 191 países pela primeira vez e, como no ano anterior, teremos
transmissão ao vivo em voos comerciais”, finalizou Juan Emilio Roa, diretor
Comercial da Conmebol.
Com
informações Portal Máquina do Esporte
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