Grupo Globo passa a investir pesado em podcasts; formato chega ao Globoplay
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Renata Lo Prete e Juliana Wallauer, que apresentaram o Audioday 2021 / Reprodução Globoplay
Se a Globo
já chamava a atenção do mercado por ter acelerado na produção e divulgação de
podcasts em 2019, a empresa anunciou que fará um salto ainda mais significativo
na geração de conteúdo em áudio. O Audioday 2021, realizado virtualmente pela
Globo, anunciou produção de podcasts próprios, parceria com podcasters famosos
e produtoras independentes. O Globoplay, que já reúne portfólio de podcasts da
Globo, adiciona também ao catálogo podcasts da CBN e do jornal O Globo.
Dona do
podcast mais ouvido do país (O Assunto, apresentado pela jornalista Renata Lo
Prete), a Globo anunciou que novos conteúdos em podcasts estarão disponíveis no
Globoplay. Além das produções jornalísticas da Globo, G1 e CBN, a plataforma
contará com séries de entretenimento, astrologia, eSports, aviação, games,
entre outros.
Jorge Nóbrega, presidente executivo da Globo,
destacou a ligação do áudio digital com o rádio. "A história do Grupo
Globo com som, do áudio, é muito antiga. Ela começa há 75 anos com a criação da
Rádio Globo. E o rádio é até hoje no Brasil um veículo muito importante, porque
tem uma característica muito peculiar, que é a característica da proximidade. O
som é companheiro. Então quando nós criamos os serviços digitais de áudio,
produtos digitais de áudio, é com essa memória do rádio que nós reinventamos
para criar produtos que mantenham e capitalizam em cima dessa
produtividade".
"As
nossas plataformas de áudio e os serviços que estamos lançando abrem uma enorme
avenida para criar em cima disso. Convido todos, produtores de conteúdo,
parceiros, marcas, agências porque é impossível ser feliz sozinho, e nós vamos
explorar esse potencial do áudio juntos", completa Nobrega.
Os
executivos da empresa também lembraram do volume publicitário que os podcasts
movimentarão nos Estados Unidos (US$ 1 bilhão ou cerca de R$ 5,3 bilhões) em
2021. "São formatos muito profissionalizados, estão há dez anos num boost,
num momento muito positivo", afirmou Erick Brêtas. “A gente pode imaginar
que o Brasil esteja quatro ou cinco anos atrás [comprando com os EUA], mas está
indo nessa direção. E eu estou muito otimista, tanto em receita publicitária
quanto na profissionalização”, completa o executivo da Globo sobre os podcasts.
Segundo a
assessoria do Grupo Globo, o principal novidade do evento foi o anúncio da
parceria com o B9, uma das maiores e mais relevantes produtoras de conteúdo em
áudio do país. O Globo Audioday 2021 anunciou que, a partir de agora, os
programas Mamilos e Braincast, dois dos mais ouvidos nas plataformas de
streaming, passam a ser promovidos e comercializados com exclusividade pela
Globo.
"É
indiscutível a importância que o B9 tem para o mercado de podcasts e, de
maneira mais ampla, como veículo que há 18 anos fala sobre inovação, cultura,
comportamento e criatividade. Apostamos muito nessa parceria, na
complementariedade das nossas competências e, sobretudo, na visão dos sócios da
rede para o futuro do podcast no Brasil." aponta Guilherme Figueiredo,
head de Áudio Digital da Globo.
Com informações do Grupo Globo Colaboração de Daniel Starck e Carlos Massaro / Portal Tudo Rádio

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