Grupo Globo passa a investir pesado em podcasts; formato chega ao Globoplay

 

Renata Lo Prete e Juliana Wallauer, que apresentaram o Audioday 2021 / Reprodução Globoplay 

Se a Globo já chamava a atenção do mercado por ter acelerado na produção e divulgação de podcasts em 2019, a empresa anunciou que fará um salto ainda mais significativo na geração de conteúdo em áudio. O Audioday 2021, realizado virtualmente pela Globo, anunciou produção de podcasts próprios, parceria com podcasters famosos e produtoras independentes. O Globoplay, que já reúne portfólio de podcasts da Globo, adiciona também ao catálogo podcasts da CBN e do jornal O Globo.

Dona do podcast mais ouvido do país (O Assunto, apresentado pela jornalista Renata Lo Prete), a Globo anunciou que novos conteúdos em podcasts estarão disponíveis no Globoplay. Além das produções jornalísticas da Globo, G1 e CBN, a plataforma contará com séries de entretenimento, astrologia, eSports, aviação, games, entre outros.

 Jorge Nóbrega, presidente executivo da Globo, destacou a ligação do áudio digital com o rádio. "A história do Grupo Globo com som, do áudio, é muito antiga. Ela começa há 75 anos com a criação da Rádio Globo. E o rádio é até hoje no Brasil um veículo muito importante, porque tem uma característica muito peculiar, que é a característica da proximidade. O som é companheiro. Então quando nós criamos os serviços digitais de áudio, produtos digitais de áudio, é com essa memória do rádio que nós reinventamos para criar produtos que mantenham e capitalizam em cima dessa produtividade".

"As nossas plataformas de áudio e os serviços que estamos lançando abrem uma enorme avenida para criar em cima disso. Convido todos, produtores de conteúdo, parceiros, marcas, agências porque é impossível ser feliz sozinho, e nós vamos explorar esse potencial do áudio juntos", completa Nobrega.

Os executivos da empresa também lembraram do volume publicitário que os podcasts movimentarão nos Estados Unidos (US$ 1 bilhão ou cerca de R$ 5,3 bilhões) em 2021. "São formatos muito profissionalizados, estão há dez anos num boost, num momento muito positivo", afirmou Erick Brêtas. “A gente pode imaginar que o Brasil esteja quatro ou cinco anos atrás [comprando com os EUA], mas está indo nessa direção. E eu estou muito otimista, tanto em receita publicitária quanto na profissionalização”, completa o executivo da Globo sobre os podcasts.

Segundo a assessoria do Grupo Globo, o principal novidade do evento foi o anúncio da parceria com o B9, uma das maiores e mais relevantes produtoras de conteúdo em áudio do país. O Globo Audioday 2021 anunciou que, a partir de agora, os programas Mamilos e Braincast, dois dos mais ouvidos nas plataformas de streaming, passam a ser promovidos e comercializados com exclusividade pela Globo.

"É indiscutível a importância que o B9 tem para o mercado de podcasts e, de maneira mais ampla, como veículo que há 18 anos fala sobre inovação, cultura, comportamento e criatividade. Apostamos muito nessa parceria, na complementariedade das nossas competências e, sobretudo, na visão dos sócios da rede para o futuro do podcast no Brasil." aponta Guilherme Figueiredo, head de Áudio Digital da Globo.

Com informações do Grupo Globo                                                                            Colaboração de Daniel Starck e Carlos Massaro / Portal Tudo Rádio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BRIGAS PELAS ÚLTIMAS VAGAS PARA LIBERTADORES E SUL-AMERICANA, E A LUTA PARA NÃO SER REBAIXADO; MUITA EMOÇÃO NO ENCERRAMENTO DO BRASILEIRÃO; TRANSMISSÕES AO VIVO TV E WEB (Domingo, 07/12/2025)

DEPOIS DE LEVANTAR O TROFÉU FLAMENGO VOLTA A CAMPO PELO BRASILEIRÃO; TRANSMISSÕES AO VIVO TV E WEB DO SABADÃO ESPORTIVO (06/12/2025)

TV pública surpreende e fecha com nomes de peso do jornalismo esportivo

AGENDA ESPORTE AO VIVO TV E WEB; CONFIRA TRANSMISSÕES (Quinta, 04/12/2025)

VAMOS CONHECER OS ADVERSÁRIOS DO BRASIL NO SORTEIO DOS GRUPOS DA COPA 2026; TRANSMISSÕES ESPORTIVAS AO VIVO TV E WEB (Sexta, 05/12/2025)