SBT terá imagens similares às da Globo com inclusão de patrocínios na final da Libertadores

 

Imagem / Divulgação

A transmissão neste sábado (30) da final da Libertadores no SBT terá uma cara bem parecida com que foi exibido pela Globo em 2019. Isso porque a Conmebol controla a produção e manteve o mesmo padrão. Além da narração e comentários, a diferença será apenas a inclusão de patrocinadores da competição.

Com os novos contratos da Libertadores, a Conmebol optou por fazer a produção de todas as imagens dos jogos, assim como ocorre com a Fifa na Copa do Mundo e com a Uefa na Champions. Para isso, contratou empresas para fazer as transmissões que são distribuídas para os detentores de direitos.

A Torneos, empresa argentina, será responsável por Palmeiras x Santos. Outra agência, chamada Mediapro, vai atuar na parte de infraestrutura, com caminhões de produção, gráficos e distribuição das imagens para 191 plataformas pelo mundo. No ano passado, no jogo Flamengo x River Plate, a Mediapro se encarregou de tudo sozinha.

De qualquer maneira, ambas seguem um padrão técnico estabelecido pela Conmebol, que é similar ao do ano passado. Estão previstas 27 câmeras. O que muda são algumas inovações técnicas que sempre são aplicadas a cada ano, como vídeos de helicópteros, drones etc.

No total, o balanço da Conmebol estimou um custo de US$ 17,5 milhões (R$ 95 milhões) para a produção das partidas de suas competições. Isso porque todas passaram a ser de sua responsabilidade.

A essas imagens, são acrescentados os gráficos de padrão da Libertadores. A partir daí, a imagem é entregue ao SBT. Aí a diferença é que, para a Globo, era repassada a imagem limpa, sem interferências. No caso do SBT, serão imagens com as marcas de patrocinadores da Conmebol, como previsto em contrato.

Essa questão teve peso no acordo fechado pela confederação com a emissora paulista já que a exibição de patrocinadores incrementa seus contratos. Em compensação, o SBT paga menos pelos direitos de TV Aberta da Libertadores em relação ao contrato rescindido pela Globo. Outro ponto é que o SBT se comprometeu a transmitir a final mesmo que não houvesse um time brasileiro classificado, o que não era feito pela Globo. O contrato vai até 2022.

No geral, com a produção das imagens sendo feita pela Conmebol, aumentaram as restrições a veículos não detentores de direitos de fazerem vídeos dentro do Maracanã.

Com informações Blog do Rodrigo Mattos / UOL Esporte

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