SBT terá imagens similares às da Globo com inclusão de patrocínios na final da Libertadores
Imagem / Divulgação |
A transmissão neste sábado (30) da final da Libertadores no SBT terá uma cara bem parecida com que foi exibido pela Globo em 2019. Isso porque a Conmebol controla a produção e manteve o mesmo padrão. Além da narração e comentários, a diferença será apenas a inclusão de patrocinadores da competição.
Com os novos
contratos da Libertadores, a Conmebol optou por fazer a produção de todas as
imagens dos jogos, assim como ocorre com a Fifa na Copa do Mundo e com a Uefa
na Champions. Para isso, contratou empresas para fazer as transmissões que são
distribuídas para os detentores de direitos.
A Torneos,
empresa argentina, será responsável por Palmeiras x Santos. Outra agência,
chamada Mediapro, vai atuar na parte de infraestrutura, com caminhões de
produção, gráficos e distribuição das imagens para 191 plataformas pelo mundo.
No ano passado, no jogo Flamengo x River Plate, a Mediapro se encarregou de
tudo sozinha.
De qualquer
maneira, ambas seguem um padrão técnico estabelecido pela Conmebol, que é
similar ao do ano passado. Estão previstas 27 câmeras. O que muda são algumas
inovações técnicas que sempre são aplicadas a cada ano, como vídeos de
helicópteros, drones etc.
No total, o
balanço da Conmebol estimou um custo de US$ 17,5 milhões (R$ 95 milhões) para a
produção das partidas de suas competições. Isso porque todas passaram a ser de
sua responsabilidade.
A essas
imagens, são acrescentados os gráficos de padrão da Libertadores. A partir daí,
a imagem é entregue ao SBT. Aí a diferença é que, para a Globo, era repassada a
imagem limpa, sem interferências. No caso do SBT, serão imagens com as marcas
de patrocinadores da Conmebol, como previsto em contrato.
Essa questão
teve peso no acordo fechado pela confederação com a emissora paulista já que a
exibição de patrocinadores incrementa seus contratos. Em compensação, o SBT
paga menos pelos direitos de TV Aberta da Libertadores em relação ao contrato
rescindido pela Globo. Outro ponto é que o SBT se comprometeu a transmitir a
final mesmo que não houvesse um time brasileiro classificado, o que não era
feito pela Globo. O contrato vai até 2022.
No geral,
com a produção das imagens sendo feita pela Conmebol, aumentaram as restrições
a veículos não detentores de direitos de fazerem vídeos dentro do Maracanã.
Com
informações Blog do Rodrigo Mattos / UOL Esporte
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