Com direitos de TV e patrocínios Flamengo ganhou cerca de R$ 14 milhões no Cariocão
Foto: Assessoria de Imprensa do Flamengo / Alexandre Vidal |
O Flamengo teve uma receita bruta entre R$ 13 milhões e R$ 14 milhões com venda de direitos de televisão e patrocínio do Cariocão. A maior parte do dinheiro veio do pay-per-view do campeonato. A diretoria ficou satisfeita com o resultado por ter sido uma primeira experiência com o modelo de venda da competição. As informações são do Blog do Rodrigo Mattos no UOL Esporte.
Para este
ano, a Ferj e os clubes decidiram recusar uma proposta de R$ 45 milhões d Grupo
Globo por todos os direitos do campeonato. Isso implicaria também na retirada
de ação da entidade contra a emissora: foi dada uma indenização de R$ 156
milhões em decisão de primeira instância.
Sem a Globo,
a Record ganhou a concorrência para transmissão do Cariocão e pagou R$ 11
milhões pelos direitos de TV Aberta, boa parte destinado a produção e taxas. A
principal aposta foi de venda de pacotes de pay-per-view e uma estimativa
inicial era a venda de 200 mil pacotes. A Sportsview, empresa que organizou as
negociações, informa que este número foi superado. Uma parte da venda foi feita
por operadoras de cabo e outra por meio de canais dos próprios clubes.
Somados
esses itens, além de publicidade, o Flamengo teve o faturamento entre R$ 13
milhões e R$ 14 milhões, segundo confirmou o blog. Esse é o valor bruto e deve
devem ser descontadas taxas de parceiros como o operador da FlaTV.
A avaliação
da diretoria rubro-negra é de um resultado positivo. Pelo valor oferecido pela
Globo, a estimativa era de que o clube ficasse com R$ 6,5 milhões, metade do
arrecadado. No orçamento rubro-negro, não havia previsão de receita nenhuma com
o Estadual, isto é, trata-se de dinheiro extra ao estimado.
Além disso,
dirigentes rubro-negro entendem que o valor ainda está abaixo do potencial do
Carioca porque a comercialização foi feita muito próximo do campeonato, com
apenas 20 dias de antecedência.
Outro fator
é usar a competição como teste para o futuro da exploração dos direitos de
televisão. O Flamengo quer fortalecer a FlaTV + como alternativa para o futuro,
embora não vislumbre no momento passar seus principais jogos na emissora. Em
junho, haverá um lançamento de assinatura da FlaTV + com pagamento de
mensalidade.
Ao contrário
do Flamengo, o Vasco já declarou não ter ficado satisfeito com o resultado
financeiro do Carioca e quer rever o modelo. Fluminense e Botafogo ainda não se
pronunciaram.
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