Grupo Globo pode voltar a mostrar o Cariocão apenas em PPV
![]() |
Imagem / Reprodução |
Na última
segunda-feira (20), uma reunião do Conselho Arbitral da FERJ, com a
participação das equipes que disputam o Campeonato Carioca, definiu que a
entidade negociará com a emissora uma possível parceria para o Estadual de
2022.
A informação
foi dada por Marcelo de Campos Pinto, sócio da SportsView, agência que
comercializa os direitos de transmissão do Carioca, durante o “Tá Ligado”,
programa semanal do Portal Máquina do Esporte que discute o mercado de mídia no
Brasil e no mundo.
“A Globo
encaminhou uma proposta comercial que estava condicionada à solução da
pendência judicial. Quando ela encaminhou essa proposta, que foi de valor
interessante, na casa de dezenas de milhões de reais para os clubes, nós
imediatamente encaminhamos esse e-mail para o presidente Rubens Lopes, porque a
proposta vinha condicionada à solução do litígio. O presidente passou a liderar
essa conversa com a Globo não só na questão da demanda judicial, como apresentou
aos clubes uma posição que ele gostaria de levar à Globo sobre um acordo
judicial e a discussão comercial. Essa proposta foi aprovada por unanimidade
entre os clubes”, declarou Campos Pinto.
Segundo o
executivo, o projeto da Globo ajudará os clubes a ganharem mais dinheiro e
aumentará a base de fãs que consomem o Campeonato Carioca. A posição é
diferente daquela adotada por ele e pelos próprios times do Rio de Janeiro no
começo do ano, quando decidiram adotar um modelo próprio de geração de imagens
e retransmissão dos jogos, o que fez com que o Carioca tivesse um modelo de
pay-per-view híbrido, vendido em parte pelos clubes e pela FERJ, em parte pelas
operadoras Claro, Sky e Vivo. De acordo com Campos Pinto, as operadoras que
hoje detém os direitos de PPV já deram o aval para a negociação com a Globo, o
que ampliaria o próprio faturamento delas com uma venda maior de pacotes.
“A gente não
constrói base de vendas de um produto pago, em nada no mundo do conteúdo
audiovisual, sem muito tempo, suor e sangue. No Campeonato Carioca, tivemos um
primeiro ano muito bom, com 220 mil vendas sendo realizadas, mas que ficou bem
aquém das 530 mil assinaturas de pessoas que torcem pelos clubes cariocas e que
eram assinantes do Premiere. Chegaremos lá, mas isso vai levar tempo”, disse o
executivo, para completar:
“Se você tem
a oportunidade de voltar a buscar uma base (de consumidores) bem maior em
benefício dos clubes e que isso ajude a manter esse produto (o Premiere) para
os clubes que disputam as Séries A e B do Campeonato Brasileiro, isso é algo
que pode ser interessante para o futebol como um todo”.
Na TV aberta, os direitos de transmissão do Cariocão continuam com a Record.
Com informações Portal Máquina do Esporte / Erich Beting
Comentários
Postar um comentário