Paulistão na TV Aberta: Por que a Globo perdeu os direitos?
Imagem / Reprodução |
Em uma concorrência de quatro TVs, a Globo fez proposta para manter o Paulista na TV Aberta, mas perdeu para a Record. No final do processo, foi o SBT que teve disputa mais acirrada com a Record pelos direitos do que a emissora carioca. Sem os direitos na TV Aberta, a Globo analisa uma proposta pelo pay-per-view. As informações são do Blog de Rodrigo Mattos no UOL Esporte.
Os Estaduais
são produtos que têm importância para a Globo porque ocupam três meses do
calendário. São importantes para domingos de TV Aberta e para preencher
pay-per-view. Por isso, a emissora fecha propostas para Paulista e Carioca.
Ao mesmo
tempo, a emissora tem limites de caixa. Já entendeu que não pode conseguir
pagar qualquer preço por um produto. Com isso, tem de estabelecer prioridades.
Neste cenário de restrições, o foco da emissora é priorizar competições
nacionais e internacionais.
A Globo fez
uma proposta pelo Paulista, mas o valor a que chegaram concorrentes estava
acima do que pretendia pagar. Por isso, perdeu a concorrência.
A emissora
ainda analisa se faz uma proposta para o pay per view do Paulista. No Carioca,
a Globo fez uma oferta apenas por esses direitos para a temporada de 2022. Os
Estaduais são importantes porque, sem eles, a emissora fica com poucos jogos
para oferecer no Premiere nos três primeiros meses do ano. Só haverá a Copa do
Brasil.
No caso do Paulista, a emissora vai analisar se o ppv vale à pena por causa do empacotamento dos jogos feitos na comercialização. Já foram vendidos 16 jogos para a Record, e mais 16 para o YouTube. Haverá ainda um contrato de TV fechada que dificilmente será comprado pelo SporTV. Ou seja, podem restar poucas partidas para serem disponibilizadas em um pacote fechado.
A perda do
Paulista pela Globo, portanto, é mais um sinal da mudança do mercado com um maior
número de plataformas disputando jogos, o que gera crescimento de valores para
algumas competições. Já tina perdido a Libertadores e o Carioca antes. E é
também a necessidade da emissora de focar seu cofre em alvos específicos.
Comentários
Postar um comentário