Grupo Disney paga valor bilionário para não perder Premier League na América do Sul
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O Grupo
Disney pagou um valor bilionário para não perder os direitos de transmissão da Premier
League em toda a América do Sul, informa a coluna de Gabriel Vaquer, no Portal
Notícias da TV. Segundo um relatório divulgado pela liga de futebol mais
importante do mundo, a quantia foi de 300 milhões de euros. Na conversão atual,
chega a R$ 1,7 bilhão. O contrato foi renovado até o fim da temporada
O valor é
35% maior em relação ao que a Disney desembolsou pela Premier League nas
últimas três temporadas. Com cifras altíssimas, pela primeira vez a Premier
League vai conseguir arrecadar mais dinheiro com a venda dos direitos
internacionais da competição do que em direitos domésticos.
Segundo a
liga, os direitos internacionais de transmissão valerão 5,3 bilhões de euros para
o período de 2022 a 2025. Por outro lado, internamente, os direitos foram
vendidos por 5,1 bilhões de euros.
O valor
mínimo para entrar na disputa pelos direitos da Premier League no Brasil era de
US$ 25 milhões (R$ 138 milhões na cotação atual).
A
WarnerMedia tentou comprar o torneio por enxergar uma boa oportunidade de
turbinar a HBO Max, sua plataforma de streaming que já conta com a Uefa
Champions League e com o Campeonato Paulista.
O Grupo
Globo foi convidado a participar da licitação, mas não fez proposta. Com a renovação,
a Disney tem o "monopólio" do futebol inglês no Brasil. Além da
Premier League, a empresa também exibe a Championship (Segunda Divisão
Inglesa), League One (Terceira Divisão), Copa da Inglaterra, Copa da Liga
Inglesa e Supercopa da Inglaterra.
Juntamente
com a exibição na ESPN e no Fox Sports, a Premier League segue como atração no
Star+, plataforma de streaming "adulta" da Disney.
Sua exibição
é muito importante para os índices de audiência. Para ter ideia, com a exibição
de Manchester City 2 x 3 Tottenham no último sábado (19), foram registrados
picos de 3,5 pontos no Ibope PNT da TV paga, liderando a audiência entre os
canais pagos no Brasil.
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