Globo se desfaz de participação na Sky depois de quase 30 anos
Imagem / Reprodução |
O Grupo
Globo não tem mais nenhum envolvimento com a operadora de TV por assinatura
Sky, a segunda maior em número de assinantes do país com 4,7 milhões de clientes,
informa a coluna de Gabriel Vaquer, no Portal Notícias da TV. De forma discreta,
o conglomerado de mídia brasileiro negociou sua participação minoritária com o
grupo argentino Werthein, através da empresa Gla Brasil.
Com a
negociação de seus 7%, a Globo desfez os laços com a Sky, que mantinha desde a
fundação da operadora, em 1996. O Grupo Werthein passa a ser o único dono da
empresa. O valor estimado deste ativo no mercado, segundo fontes ouvidas pela
reportagem, é de cerca de R$ 100 milhões.
No ano
passado, os argentinos adquiriram a Vrio, braço da empresa americana AT&T
que reunia os ativos de TV por assinatura do conglomerado norteamericano. O
preço do negócio não foi revelado oficialmente, mas o valor desses ativos era
estimado em cerca de US$ 4,5 bilhões (R$ 21,3 bilhões, na cotação atual).
A Globo
vendeu para manter o seu novo modelo de negócio focado na produção direto para
o consumidor – chamada de D2C. Recentemente, foram vendidos outros ativos que
eram considerados pouco rentáveis para a emissora, mas que tinham um grande
gasto, o que atrapalhava as finanças. Entre as vendas, estão a gravadora Som
Livre, antenas de transmissão (locais de operação das torres para exploração
por terceiros) e até mesmo o datacenter da empresa.
A relação da
Sky com a Globo começou em 1996, quando a operadora foifundada. Inicialmente,
ela era uma aliança entre a Globo, a British SkyBroadcasting, a News
Corporation e a Liberty Media International. Por causa disso, canais populares
como ESPN, que era da concorrente Disney, ficaram de fora da operadora por dez
anos.
Em 2006, a
Sky foi comprada em 93% por The DirecTV Group. A Globo ficou com outros 7%, o
que abriu o mercado para canais de outros grupos. Em 2015, a AT&T comprou a
DirecTV Group. Em 2021, a AT&T vendeu sua parte para os argentinos.
Ainda não se
sabe como será o futuro da Sky no Brasil. Hoje, a Sky gera cerca de R$ 787,6
milhões de receitas anuais para seus donos. Em números de assinantes, está
atrás apenas de Claro/Net, que tem mais de 7 milhões de clientes.
Comentários
Postar um comentário