Disputa por direitos da Libertadores indica que futuro é de streaming ou TV por assinatura
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Sem vencedores definidos, a concorrência pelos direitos de TV da Libertadores já tem um indicativo de que o futuro das competições caminha para Tvs ou streaming pagos. A TV Aberta deve se consolidar como auxiliar para transmitir alguns jogos e dar visibilidade. Mas as maiores receitas e o volume de jogos serão disputados por grupos internacionais para explorar pacotes fechados, informa o blog de Rodrigo Mattos, no UOL Esporte.
Para a
Libertadores, houve propostas de pelo menos cinco veículos para transmissão dos
dois pacotes fechados. ESPN, Paramount (ViacomCBS), Amazon, WarnerMedia e
SporTV (Grupo Globo) apresentaram propostas. Os três primeiros continuam na
disputa.
O modelo
desenhado pela Conmebol e pela FC Diez, agência da Libertadores, divide todas
as partidas da competição dentro desses modelos pagos. São 155 jogos no total,
contando todas as fases.
Além disso,
há um pacote de TV Aberta em disputa entre Globo e SBT. E há outra oferta de
highlights da Libertadores. O mesmo modelo é usado na Sul-Americana.
Pois bem, há
informações de que as ofertas pelos pacotes fechados são bem maiores. Não foi
possível descobrir valores já que os envelopes são fechados. Mas agentes do
mercado de direitos já precificaram essa disputa bem mais no alto do que as de
TV Aberta.
Primeiro, há
maior concorrência. Segundo, a disputa envolve grupos com caixa maior para
investimento e valores em dólares. Terceira, há uma guerra por conteúdo para
streaming pagos de olho no bolso do consumidor em que os direitos esportivos
viraram peças-chave.
A ESPN tem
seus canais na TV Fechada e o streaming StarPlus que já transmite a
Libertadores. A Amazon começou a apostar em direitos esportivos com uma
parceria com a Globo na Copa do Brasil - paga por um pacote de jogos. A
Paramaount tem seu canal de streaming e pretende turbiná-lo em 2023 com itens que
incluem a Libertadores como atrativo. A WarnerMedia também tem o HBO Max, onde
passa jogos da Champions. A própria Globo tem o Globoplay.
Enquanto
isso, só veículos nacionais disputam a TV Aberta, já que há restrições da
legislação para grupos estrangeiros. Além disso, o máximo é de dois jogos por
rodada. Nessa análise, a Conmebol e FC Diez podem também considerar a exposição
do torneio.
Em
comparação, na concorrência de 2019 da Libertadores, a Globo pagou valores
superiores pela TV Aberta em relação ao pacote do SporTV. No total, foram US$
65 milhões no contrato posteriormente rescindido. A Fox Sports, depois comprada
pela ESPN, pagou US$ 50 milhões pelo seu pacote premium de Fechada.
A tendência
é de que, ao final da concorrência atual, os valores de pacotes fechados sejam
bem superiores aos de Aberta. Lembremos que, no exterior, já há prevalência dos
modelos fechados em relação aos abertos. Até porque a publicidade da TV Aberta
migrou em parte para gigantes da internet, como Google e Facebook.
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