SBT perde receitas e é salvo por aplicações; Balanço é do 1º ano da filha de Silvio Santos no comando
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De acordo
com balanço contábil obtido pelo Portal Notícias da TV por Daniel Castro, em
2023 a terceira maior rede do país arrecadou R$ 1,149 bilhão com anúncios,
valor 5% inferior ao ano anterior (R$ 1,209 bilhão).
Com menos
dinheiro entrando, o primeiro ano sob o comando de Daniela Beyruti, filha de
Silvio Santos, foi de aperto. Os gastos com produções e operações caíram de R$
882 milhões para R$ 832,5 milhões (-5,6%). A emissora gastou menos em 2023 do
que em 2021 (R$ 842,6 milhões).
O resultado
foi um lucro operacional de apenas R$ 4,3 milhões. Ruim, porém melhor do que no
ano anterior, quando o SBT registrou prejuízo operacional de R$ 29 milhões.
Lucro operacional é o resultado de todas as receitas menos as despesas, sem
contabilizar lucro ou prejuízo com investimentos financeiros e descontar
imposto de renda e contribuição social.
Assim como
em 2022, o SBT só não teve prejuízo ou um lucro muito baixo graças aos
resultados financeiros. A diferença entre o que a emissora ganhou com
investimentos e gastou com juros no ano passado foi de R$ 33,124 milhões. Isso
foi fundamental para que o lucro de R$ 31,105 milhões fosse alcançado.Daniela Beyruti, filha de Sílvio Santos, assumiu a vice-presidência do SBT no ano passado - Foto: Divulgação / SBT
O balanço de
2023 ainda não reflete o impacto das mudanças que ela promoveu na grade, com
dois novos programas diários e investimento em talentos originários da web
(como Virginia Fonseca e Luccas Neto), que só estrearam em 2024.
Crise na
TV aberta
Os números
do SBT estão em linha com a crise que a TV aberta tem enfrentado há quase uma
década. Estagnada, a Globo luta para romper a barreira dos R$ 15 bilhões anuais
de receitas com publicidade e streaming.
A Record,
assim como o SBT, viu suas vendas caírem. Band e RedeTV! não divulgam balanços,
mas não estão melhores do que as concorrentes.
A TV aberta
vem perdendo dinheiro principalmente para as grandes plataformas digitais
(Google e Meta/Facebook). Muita da publicidade da TV migrou para o YouTube e
para redes sociais.
A Globo
encerrou 2023 com uma receita de R$ 15,1 bilhões, apenas R$ 1,8 milhão a mais
do que no ano anterior. Graças a uma política austera de corte de gastos,
conseguiu resultados excepcionais: lucro operacional de R$ 586 milhões e lucro
líquido de R$ 838,8 milhões.
Depois de um
prejuízo de R$ 533 milhões em 2022, a Record deu um plot twist e lucrou R$
466,5 milhões no ano passado, apesar de também ter tido queda nas vendas de
publicidade (de R$ 2,014 bilhões para R$ 1,925 bilhão, uma redução de 4,4%).
O milagre
foi conquistado com demissões e com a "terceirização" dos custos de
produção de teledramaturgia para a Igreja Universal, que passou a bancar 100%
das séries e minisséries bíblicas que a TV do bispo Edir Macedo exibe.
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