No Upfront 2026 Grupo Globo anuncia Ronaldinho Gaúcho, futebol aos sábados, retorno da F1 e outras novidades
Imagem: Reprodução / Instagram |
Na noite da segunda-feira (13), o
auditório do Ibirapuera, em São Paulo, foi palco de um dos eventos mais
aguardados do calendário da indústria criativa brasileira: o Upfront Globo
2026. Reunindo estrelas do audiovisual e do mercado publicitário, a Globo
apresentou as principais novidades para o próximo ano, reforçando sua posição
como grande produtora e contadora de histórias que conectam conversa e consumo
no Brasil.
O destaque do evento foi a evolução
contínua da entrega multiplataforma da Globo, com uma estratégia de
distribuição que permite que suas histórias circulem com fluidez entre a TV
aberta, o streaming, as redes sociais e outras plataformas digitais – próprias
ou não, incluindo agora também o inventário OOH. Um movimento que amplia o
alcance e o impacto dos conteúdos da Globo, criando fenômenos culturais que
atravessam gerações, telas e formatos.
“Este ano tem nos mostrado do que
somos capazes: desde trazer o primeiro Oscar para o Brasil à inauguração do
maior estúdio de produção virtual da América Latina, da aquisição da
Eletromídia à expansão da distribuição do nosso conteúdo, seguimos construindo
um ambiente onde talentos florescem e onde as marcas e a indústria se
fortalecem. Meu convite a vocês hoje é para abraçarmos, juntos, o agora e o
futuro que queremos ver acontecer”, disse Paulo Marinho na abertura do evento.
Em 2025, os números falam por si: a
Globo alcançou 196 milhões de brasileiros com média de 3h46 diárias de
permanência, o maior índice da última década. Prestes a completar 10 anos, o
Globoplay se consolida como o streaming de maior engajamento do país, liderando
o tempo médio diário por usuário com 2h08, à frente de todas as plataformas
pagas e gratuitas, e com cerca de 30 milhões de pessoas por mês consumindo seus
conteúdos.
Essa atenção qualificada e constante
transforma as histórias da Globo em parte da cultura popular, alimentando
conversas, memes, debates e movimentos sociais. Foi o que aconteceu com a
recente morte da personagem Odete Roitman, que saiu da ficção para invadir a
realidade: postagens virais, obituários em jornais tradicionais e até
instituições públicas aproveitaram o momento.
Manzar Feres, diretora de Negócios da
Globo, reforçou esse poder de influência como uma oportunidade concreta para as
marcas. “A morte da Odete Roitman virou um fenômeno cultural e o mercado não
perdeu tempo: marcas lançaram campanhas super criativas. Foi um daqueles
momentos em que a ficção atravessa a vida real e mostra o poder que as nossas
histórias têm de mexer com o país inteiro. Porque onde tem atenção, tem
oportunidade real de conexão”, afirmou, durante o evento. “Nessa era da disputa
de atenção, da fragmentação de telas e de olhares, ser visto, ouvido e desejado
se tornou um desafio constante. Por isso, buscamos incansavelmente ampliar a
distribuição dos nossos conteúdos, em diversos formatos, para estar mais perto
das pessoas – dentro e fora de casa. Mesmo com os conteúdos disponíveis em
outras plataformas, milhões de brasileiros escolhem exclusivamente as
plataformas da Globo para consumi-los. E isso fala sobre relevância e conexão”.
Como parte de sua estratégia de
inovação e adaptação às novas dinâmicas de consumo, a Globo vem investindo em
novos formatos e linguagens. A produção de vídeos curtos verticais – voltados
para consumo em aplicativos, redes sociais e dispositivos móveis – já
ultrapassa 3 mil vídeos por mês nos apps e sites da Globo, como g1, ge, gshow e
Receitas.
E agora se expande para o Globoplay e
para os perfis da Globo nas redes sociais, com o desenvolvimento de
microdramas, pensados desde a origem para o ambiente digital. A proposta une a
excelência da dramaturgia da Globo à lógica do consumo rápido, contínuo e
imersivo das plataformas digitais. Os primeiros lançamentos estão previstos
ainda para este ano.
O Upfront 2026 apresentou também cases
de sucesso veiculados pela Globo em 2025 e novos formatos de publicidade, como
o Pause Ads em vídeo e tela cheia, e a evolução do DAI – a inserção dinâmica e
segmentada de publicidade dos breaks dos sinais ao vivo da TV Globo e dos
canais pagos no Globoplay. “Nossos planos comerciais estão cada vez mais
flexíveis, customizados e criativos, conectando marcas e públicos em todos os
lugares – nas TVs, nos celulares, nas casas, nos elevadores, nas ruas. Porque,
não importa a plataforma: a Globo é onde as histórias de sucesso se encontram.
As nossas e as das marcas”, disse Manzar.TV por assinatura
Ainda durante o evento, Tati Machado
foi anunciada como a nova agenciada da ViU, se juntando ao casting exclusivo
formado por Eliana, Serginho Groisman, Tadeu Schmidt, Maria Beltrão, Jonathan
Azevedo, Humberto Morais, Rodrigo Sant'Anna, Ana Paula Xongani, Juliette, Gil
do Vigor, Beatriz Reis, Giovanna Pitel, Renata Saldanha, Vinícius Nascimento,
Aline Patriarca, Lucca, Jorge Iggor, Sofia Miranda e Jordana Araújo.
A próxima disrupção do mercado de
mídia também foi destaque no Upfront. A chegada da DTV+ vai permitir que
anunciantes entreguem publicidade segmentada, interativa e contextualizada na
TV aberta. A tela da TV se transforma em uma vitrine interativa, onde os
melhores conteúdos se conectam diretamente a produtos e serviços – tudo a
apenas um clique do controle remoto. É a conversão contextualizada a um
conteúdo de altíssima qualidade e engajamento. É conteúdo que inspira e
engajamento que vira negócio.
Apostas de 2026
A Globo entra em 2026 com o
compromisso de continuar entregando histórias que emocionam, conectam e geram
impacto, sendo o principal palco onde o Brasil se vê, se escuta e se
transforma. Para isso, vai trazer conteúdos que vão mobilizar o país no próximo
ano: novelas, séries, Copa do Mundo, as principais competições de futebol
masculino e feminino, F1, eleições, os grandes realities e os maiores festivais
de música do país.
Novelas
Em janeiro de 2026, ‘Coração
Acelerado’ entra no ar no horário das sete, trazendo uma comédia romântica
musical, criada e escrita por Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento. A
história transforma o universo sertanejo em palco para uma história de amor,
identidade e potência feminina. Com direção artística de Carlos Araujo, a
novela conta a história de Agrado Garcia (Isadora Cruz), uma cantora e
compositora talentosa que batalha para conquistar uma carreira de sucesso. A jovem, que vê seu destino cruzado com o do
famoso João Raul (Filipe Bragança), um astro do sertanejo em crise, vai
precisar encarar a revolta da influenciadora Naiane (Isabelle Drummond), com
quem ele tinha um romance. A cantora Ana Castela, que se apresentou no palco do
Upfront, faz uma participação especial na novela.
Em março, é a vez da próxima novela
das seis da TV Globo, ‘A Nobreza do Amor’, uma superprodução de um amor “real”
e fabular, que promete encantar o público. No palco do Upfront, sentada em um
trono e acompanhada de um balé afro, Duda Santos, foi confirmada como
protagonista da história, trazendo um pouco do universo que vai marcar uma das
grandes novidades da programação no ano que vem. A trama gira em torno do
encontro entre a princesa Alika, vivida por Duda Santos, uma princesa africana
que foge para o Brasil, depois de ver seu futuro reino de Batanga cair nas mãos
de um tirano; e Tonho, um trabalhador de engenho, que sonha em ter um pedaço de
terra para ajudar o seu povo. Os caminhos de Alika e Tonho, marcados pelo mais
nobre dos sentimentos e por tantos mistérios não revelados, se cruzam no
interior do Rio Grande do Norte, nos anos 1920, e se tornam um só nessa saga
emocionante de amor e luta pela paz e justiça. Novela de Duca Rachid, Júlio
Fischer e Elisio Lopes Júnior, com direção artística de Gustavo Fernandez.
E a partir da próxima segunda-feira
(20), a Rede Globo estreia ‘Três Graças’, criada e escrita por Aguinaldo Silva,
Virgílio Silva e Zé Dassilva, com direção artística de Luiz Henrique Rios. Uma
história repleta de humanidade e esperança, que mistura drama, tragédia,
romance, mistério e toques de humor. Criador de histórias marcantes e
personagens icônicos, como as vilãs Perpétua, de 'Tieta', e Nazaré Tedesco, de
'Senhora do Destino', de mulheres fortes, como Tieta, da novela homônima,
Aguinaldo está de volta ao horário nobre da TV Globo com Arminda (Grazi
Massafera), uma vilã que promete entrar para a galeria das malvadas do autor, e
com as inspiradoras três graças: Gerluce (Sophie Chatlotte), Lígia (Dira Paes)
e Joélly (Alana Cabral).
Microdramas
Acompanhando uma tendência
internacional, a Globo aposta na construção de uma linguagem própria para os
microdramas, integrando sua expertise em dramaturgia à lógica de consumo
digital. A proposta é explorar novas formas de contar histórias, com foco na complementaridade
entre telas, na agilidade de produção e na conexão com diferentes públicos. Os
primeiros lançamentos estão previstos para esse ano na TV Globo e no Globoplay:
conteúdos abertos e gratuitos nas redes sociais da TV Globo e modelos pagos no
Globoplay, com degustação de alguns capítulos gratuitos.
Na TV Globo, os microdramas expandem o
universo criativo da TV para o ambiente digital, integrando narrativas e
personagens das obras em uma lógica transmídia. O primeiro projeto será ‘Tudo
Por uma Segunda Chance’, produzido pelos Estúdios Globo e protagonizado por
Jade Picon. Na trama, escrita por Rodrigo Lassance e dirigida por Adriano Melo,
o jovem empresário Lucas Trajano, herdeiro de uma das maiores fortunas de São
Paulo, está prestes a se casar com a doce designer Paula Magalhães, mas
desperta a inveja da ardilosa Soraia, amiga de infância dos dois, que nutre uma
paixão secreta por Lucas e está disposta a tudo para conquistar seu coração e
sua herança. O microdrama terá uma lógica de publicação nas redes sociais da TV
globo integrada à novela das sete, ‘Dona de Mim’, na qual personagens
acompanharão os episódios, enquanto o público poderá assisti-los nas redes
sociais. Serão 50 episódios de 2 a 3 minutos.
No Globoplay, o primeiro será
‘Cinderela e o Segredo do Pobre Milionário’, produzido pela Formata e
protagonizado pelo cantor sertanejo Gustavo Mioto. Na história, Cindy (Maya
Aniceto) é uma talentosa cantora e mãe solo, que se apaixona por Diego (Gustavo
Mioto), um misterioso milionário que finge ser músico e pobre para
conquistá-la. O microdrama terá seus primeiros episódios disponibilizados
gratuitamente para todos os usuários logados no Globoplay e no YouTube, e os
demais estarão no Globoplay para assinantes – inicialmente apenas para consumo
mobile. Serão 50 episódios com duração máxima de 2 minutos.
BBB 26
A nova edição promete revolucionar a
dinâmica do jogo: além dos tradicionais Pipocas e Camarotes, ex-BBBs formarão
um terceiro grupo. O público terá mais poder do que nunca – escolhendo
participantes em cinco casas de vidro espalhadas pelo Brasil, podendo
substituir um dos jogadores e controlar os big fones. O prêmio em dinheiro será
o grande atrativo, sempre visível na sala da casa, lembrando aos participantes
o que está em jogo. Além do Gshow, haverá votação direta também no Globoplay e
uma edição especial do Cartola BBB.
Em 2026, outros realities ganham novas
temporadas: após conquistar mais de 71 milhões de pessoas, Ana Maria Braga,
Alex Atala, Renata Vanzetto e Jefferson Rueda retornam com o ‘Chef de Alto
Nível’, em novos desafios na Torre das Cozinhas que contarão com cozinheiros
amadores, profissionais e influenciadores enfrentando provas ainda mais
eletrizantes. Já estão abertas também as inscrições para a terceira temporada
do ‘Estrela da Casa’, com Ana Clara e Michel Teló. E a competição continua no
GNT com o chef Felipe Bronze desafiando churrasqueiros de todo o país a mostrar
seu talento em ‘No Fogo com Bronze’.
Família com
Eliana
Nos fins de semana, momento de dar uma
pausa na rotina e reunir a família, a TV Globo tem uma grande novidade para
2026: Eliana estreia em março um novo programa nas tardes de domingo, antes do
futebol, e reforça o já consagrado time de apresentadores do fim de semana. ‘Em
Família com Eliana’ vai celebrar a cultura brasileira através da paixão pela
música de diferentes ritmos do país e da tradição de reunir a família no
domingo. A apresentadora viaja para visitar famosos com forte tradição musical,
revelando histórias inspiradoras e curiosidades de suas famílias. Na volta ao
estúdio, Eliana não estará sozinha: um membro da família será o jurado
convidado da semana na competição que acontece no palco. ‘Em Família com
Eliana’ é um projeto multiplataforma com um spin-off semanal no GNT; com
histórias com reportagens e entrevistas no Gshow e bastidores nas redes sociais
da TV Globo. A experiência completa estará no Globoplay.
Originais
Globoplay
Celebrando 10 anos de histórias, o
Globoplay prepara novidades para quem ama se emocionar, rir e se surpreender.
Dando continuidade à aposta nos gêneros que conquistaram seus assinantes este
ano, como comédia, drama e fantasia, o streaming reforça sua vocação para
brasilidade com um portfólio original cada vez mais vibrante e conectado com o
que o Brasil quer ver. Entre os destaques do próximo ano estão as estreias da
comédia ‘Juntas & Separadas’ e da série inédita ‘Jogada de Risco’; além de
novas temporadas de sucessos como ‘Pablo & Luisão’, ‘Os Outros’, ‘Sessão de
Terapia’ e ‘Vermelho Sangue’.
ET
Novo programa de humor com Eduardo
Sterblitch e Tatá Werneck para o Multishow e Globoplay, em 13 episódios. Surto
criativo em que interpretam uma legião de personagens, inclusive eles mesmos. O
programa vive de improviso e aposta no inesperado como idioma oficial.
Antártida
Em meio ao gelo, ao silêncio e à
tensão extrema, nasce o novo longa do Núcleo de Filmes dos Estúdios Globo:
‘Antártida’, thriller psicológico criado e escrito por Claudia Jouvin e
dirigido por Bruno Safadi. A produção, totalmente inovadora, une narrativa
potente, protagonismo feminino e recursos visuais de última geração – primeiro
filme gravado no Estúdio de Produção Virtual, usando tecnologia Unreal.
Protagonizado por Andrea Beltrão e Marina Ruy Barbosa, o elenco conta com nomes
como Lázaro Ramos, Antônio Calloni, Leandra Leal, Renan Monteiro, Mariana Sena,
Gero Camilo, João Vitor Silva, Adélio Lima, Marcos de Andrade e Henrique
Barreira.
Música de janeiro
a janeiro
A Globo é o lugar onde todos os ritmos
se encontram, do rock ao sertanejo até as grandes celebrações regionais,
levando ao público uma experiência completa. Em 2026, o Brasil vai poder
acompanhar a nova edição de ‘Todo Mundo no Rio’ com transmissão exclusiva,
diretamente das areias da praia de Copacabana. A cobertura multiplataforma do
Carnaval une tradição, inovação e paixão pela cultura popular brasileira,
levando a grandiosidade dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e
de São Paulo para todo o país; a alegria dos blocos e festas de rua com o ‘Glô
na Rua’; e os preparativos de Sabrina Sato para brilhar na avenida no ‘Carnaval
da Sabrina’. E as multijanelas vão entregar toda emoção do Lollapalooza e Rock
in Rio, além de acompanhar as etapas do Circuito Sertanejo, maior circuito de
shows dedicado ao gênero, do São João do Nordeste – que será apresentado pelo
cantor Wesley Safadão – e até do Motoweek, em Brasília, para quem é fã de rock
e motocicletas. Ainda este ano, a grande novidade é a estreia do Natal em
Gramado na programação de fim de ano da Globo.
Fórmula 1
A F1 volta à Globo em 2026, onde há mais de 40
anos nasceu a paixão dos brasileiros pela principal categoria de automobilismo
do mundo. Cobertura inédita, multiplataforma e abrangente, mais tecnológica e
interativa. Com transmissões completas
no sportv e 15 GPs ao vivo na TV Globo.
Copa do Mundo
2026 é ano de Copa do Mundo, o maior
evento de seleções, que sempre faz o Brasil parar e a Globo prepara a maior e
mais completa cobertura multiplataforma do torneio. Dois reforços já estão
confirmados na TV Globo e foram anunciados no palco do Upfront: Ronaldinho
Gaúcho, o embaixador do canal, que vai aparecer em roles aleatórios pela
América do Norte, e o pentacampeão Denílson, que vai comentar todos os jogos do
Brasil. O Sportv fará cobertura 24 horas do Mundial com grande presença in loco
e programas especiais, como o de Fábio Porchat que, antes mesmo do Mundial
começar, vai misturar futebol, comida e humor, algumas das grandes paixões dos
brasileiros. Todos os jogos exibidos pela TV Globo e pelo Sportv também poderão
ser vistos de qualquer lugar pelo Globoplay, em HD e em 4k. No ge.globo, a
cobertura always on, jogos em tempo real, escalações, estatísticas, últimas
notícias, vídeos, conteúdos gamificados. E a Ge TV também prepara a sua
primeira cobertura do Mundial.
Futebol feminino
A Globo amplia seu investimento no
futebol feminino, não apenas em direitos, mas em cobertura de excelência, que
fortalece e valoriza a categoria, em equipes diversas e na construção de
público. A partir de 2026, o futebol feminino ganha oficialmente um espaço na
grade da TV Globo nas tardes de sábado, enquanto o masculino segue marcando
presença nas tardes de domingo.
GETV
O já consolidado ecossistema esportivo
da Globo ganhou mais um reforço para sua oferta gratuita com a estreia da GETV,
novo canal digital de entretenimento esportivo da Globo. Multidistribuído, com
linguagem descontraída, irreverente e conectada com o público.
Jornalismo
Em ano de eleições presidenciais, a
Globo reitera seu compromisso com uma cobertura eleitoral ampla, ágil, de
qualidade e em sintonia com os interesses do público. O debate presidencial
entra no ar mais cedo que o habitual. O Jornalismo prepara um projeto especial
para as eleições, em que o eleitor estará no centro, ouvindo quem sai de casa
pra votar, destacando suas expectativas e esperanças.
Em 2026, os 30 anos da GloboNews serão
comemorados com a inauguração de um novo estúdio que simboliza a busca
constante da Globo por inovação na cobertura dos grandes acontecimentos do
Brasil e do mundo. Para celebrar os 20 anos do G1, será lançado um novo
aplicativo, ainda mais moderno e com mais espaço para vídeos verticais. O G1 é
o maior produto digital de jornalismo do Brasil, com mais de 50 milhões de
pessoas por mês e quase 70 milhões de usuários nas redes sociais oficiais,
gerando mais de 12 bilhões de visualizações em vídeos. Um ecossistema completo
de notícias 24 horas.
Tem ainda a estreia de William Bonner
no ‘Globo Repórter’, como apresentador ao lado de Sandra Annenberg e conduzindo
reportagens especiais ao longo do ano. Futuro e inovação são o foco do
‘Fantástico’ em 2026. A inteligência artificial é a protagonista da nova
temporada de “Mentes Digitais”, enquanto genética, medicina e saúde serão
assuntos no novo quadro “Código da Vida”. O influenciador Felca comandará um
novo quadro no ‘Show da Vida’ que vai discutir problemas de autoestima,
relacionamento, bullying e transtornos que, de alguma forma, estão associados
ao que acontece no universo da internet e falam com milhões de famílias. Em um
novo quadro, Maju Coutinho surpreende entregadores de delivery com um convite
para conhecer melhor suas vidas e rotinas, ouvindo histórias curiosas de
trabalhadores brasileiros.
Com informações Portal Antenados TV e
Streaming
Comentários
Postar um comentário